Relata a experiência no desenvolvimento do projeto de extensão “Vida em Quarentena” com uma estratégia para promoção da saúde mental de enfermeiros atuantes na linha de frente do combate à COVID-19.
A situação é crítica para os profissionais da saúde, principalmente para os enfermeiros que estão na linha de frente do processo de cuidado, responsáveis pelo tratamento e atendimento de pacientes com COVID-19. O número maior de casos confirmados e suspeitos, a carga de trabalho exaustiva, a escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) e a falta de medicamentos específicos para a cura podem gerar significativo sofrimento mental nesses profissionais de saúde, situação já destacada nas orientações para atenção psicológica nos hospitais em tempos de combate à COVID-19.
Além disso, na linha de frente do atendimento, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão diretamente expostos ao risco de contaminação pela COVID-19. A Enfermagem possui papel fundamental no combate à pandemia, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por se tratar da maior categoria profissional de saúde, e a única que está 24 horas por dia ao lado do paciente.
Estudo realizado na China concluiu que médicos e enfermeiros em hospitais que assistem pacientes com COVID -19 apresentam altas taxas de sintomas de depressão, ansiedade, insônia e angústia e ressaltam as intervenções especiais para promover o bem-estar mental desses profissionais com uma atenção mais cuidadosa para as mulheres que estão na linha de frente.
Logo, a preocupação com a saúde mental dos profissionais que estão à frente do combate à COVID-19 impulsionou a criação do Projeto de Extensão: Vida em Quarentena, o qual tem o objetivo de discutir e promover Saúde Mental neste momento de distanciamento social, realizando atividades tais como: divulgação de informações seguras para o enfrentamento da pandemia; sugestões de cuidados para manutenção da saúde física e mental; realização de lives e divulgação de vídeos; além de estimular a expressão de sentimentos e comportamentos da população. A comunicação é realizada principalmente pelo instagram @vida_em_quarentena.
No presente artigo, encontra-se um recorte das atividades que estimulam a expressão de sentimentos e comportamentos de profissionais de enfermagem que estão trabalhando durante o isolamento social no combate à pandemia. Assim, o objetivo é relatar a experiência no desenvolvimento do projeto de extensão “Vida em Quarentena” com uma estratégia para promoção da saúde mental de enfermeiros atuantes na linha de frente do combate à COVID-19.