Vacina bivalente aumenta proteção contra a variante Ômicron, predominante no mundo desde o fim de 2021. Imunização está abaixo da meta.
O Ministério da Saúde anunciou, nesse final de semana, a ampliação do público-alvo da vacina bivalente contra covid-19. Com pouco mais de um mês de campanha, a vacinação está abaixo da meta, e alcançou menos de 15% do grupo prioritário.
Profissionais de Saúde já estavam no grupo prioritário inicial, juntamente com idosos, gestantes e imunodeprimidos. Agora, todas as pessoas acima de 12 anos com comorbidade poderão se vacinar.
A vacina bivalente, produzidos pela Pfizer/BioNTech, foi desenvolvida para aumentar a proteção contra a variante Ômicron, predonimante no mundo desde o fim de 2021.
A vacinação em massa reduziu drasticamente a mortalidade por covid-19 no Brasil, mas a doença está adquirindo caráter endêmico. “É fundamental que os profissionais de Enfermagem se vacinem”, reforça o Eduardo Fernando de Souza, coordenador do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COES/Cofen).