Processo Educativo Com a Equipe de Enfermagem Sobre Comunicação e Letramento em Saúde na Emergência Pediátrica

16 de dezembro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa as contribuições de um processo educativo com a equipe de Enfermagem sobre comunicação e letramento em saúde no contexto de uma emergência pediátrica.


A assistência destinada à criança em um contexto de emergência, exige da equipe de saúde uma atuação rápida e eficiente, para minimizar as situações de risco de morte. Nesse cenário, o profissional precisa desenvolver o cuidado técnico e emocional, estabelecer vínculos de confiança com a criança/família e aperfeiçoar o processo de comunicação e letramento em saúde com a criança e suas particularidades.

Sobrevida e Principais Intervenções de Enfermagem em Pacientes Pediátricos em Uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea

Foto: Divulgação.

Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições de um processo educativo com a equipe de enfermagem sobre comunicação e letramento em saúde no contexto de uma emergência pediátrica. Trata-se de uma pesquisa participativa em saúde, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um processo educativo realizado em um hospital do município de Recife-PE, nos meses de agosto a novembro de 2021. A pesquisa ocorreu em quatro etapas: 1- Revisão integrativa; 2- Planejamento da ação educativa; 3-Exploração da realidade por meio de pequenos grupos operativos; 4- Avaliação da intervenção durante todo o processo formativo. Participaram 10 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem, selecionados de forma intencional. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de grupos operativos a partir de sessões grupais desenvolvidas durante os encontros presenciais e no ambiente de trabalho ao longo do processo educativo.

A análise dos dados seguiu as etapas propostas por Graham Gibbs (2009): codificação linha por linha, categorização dos temas e análise dos dados analíticos. Nesse processo foi usado o software atlas. ti (versão 8.0), para a codificação e recorte dos núcleos de sentido, os dados empíricos foram articulados com os conceitos da educação permanente, comunicação em saúde e o construto do letramento em saúde. Na codificação dos dados foram gerados 1014 códigos descritivos, destes 997 códigos foram selecionados e agrupados em 12 grupos de códigos que deram origem às 4 categorias temáticas: 1- Resgatando a criança interior dos profissionais de enfermagem; 2- Desenvolvendo a empatia com a crianças/família; 3- Comunicação e letramento em saúde; 4- Novas ações a partir dos conhecimentos construídos.

O processo educativo contribuiu para o ensino-aprendizagem dos participantes, aperfeiçoando os conhecimentos já adquiridos e potencializando a comunicação e o letramento em saúde entre a equipe de enfermagem e a criança/família no contexto de uma emergência pediátrica.

Compartilhar