Avalia a prevalência de sepse, em um Centro de Terapia Intensiva, de um hospital de ensino.
Sepse foi definida pela Society of Critical Care Medicine (SCCM) e a European Society of Intensive Critical Care (ESICM) como a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida, secundária à resposta desregulada do organismo à infecção que, por sua vez, está relacionada ao aumento em 2 pontos no escore Sequential Organ Failure Assessment (SOFA) basal, em consequência da infecção.
Até 1992, não existia consenso sobre a terminologia para descrever a presença e gravidade da sepse, o que acarretava prejuízos para comparação de estudos sobre incidência e resultados das terapias.
O Brasil apresenta a segunda maior taxa de mortalidade por sepse no mundo, com índices de, aproximadamente, 50% a 60%, sendo uma das principais causas de óbito intra-hospitalar. O tratamento do paciente acontece, muitas vezes, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por ser um setor capaz de oferecer suporte especializado em situação grave, com os recursos tecnológicos e terapêuticos necessários.
Para recuperação do quadro, faz-se necessária equipe multiprofissional capacitada para identificar precocemente os sinais e sintomas sugestivos, e implementar o tratamento adequado. Assim, a equipe de enfermagem, responsável pela assistência de forma integral ao paciente, ocupa papel de destaque na identificação dos fatores de risco e sinais de sepse. Ademais, cabe ao enfermeiro planejar, coordenar e implementar ações que promovam o reconhecimento precoce, bem como estratégias de monitorização, necessitando, assim, de domínio nos princípios científicos, ao tempo que integra as técnicas com a tecnologia, uma vez que novas tecnologias podem acarretar riscos adicionais na assistência, se não houver propriedade.
Dessa maneira, a identificação, de forma ágil, contribui para que melhor assistência seja prestada e prognóstico seja estabelecido. Ao considerar o exposto, o presente estudo objetivou avaliar a prevalência de sepse, em um Centro de Terapia Intensiva (CTI), de um hospital de ensino.