Atuação dos Profissionais de Saúde da Estratégia Saúde da Família: Promoção da Prática do Aleitamento Materno

25 de junho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Análise a atuação dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família frente ao aleitamento materno no puerpério.


No Brasil, os inquéritos epidemiológicos mostram a tendência crescente do aleitamento materno (AM). Em uma pesquisa que avalia a amamentação nos municípios brasileiros, foram constatados avanços, como o aumento da proporção do aleitamento materno exclusivo aos 2-3 meses, passando de 26,4% em 1996 para 48,3% em 2006; entretanto, em relação à introdução precoce de outros tipos de alimento, observou-se que as taxas encontram-se bem distantes das esperadas, visto que, dentre os 15% dos lactentes amamentados, 13% haviam recebido outro tipo de alimento antes dos seis meses de idade.

Aleitamento materno

Apesar do aumento significativo do AM, os lactentes brasileiros ainda estão sendo submetidos a práticas inapropriadas, trazendo à tona a necessidade de revisão das políticas de saúde com o intuito de melhorar a atuação profissional e a prática do aleitamento.

Prática do aleitamento materno

A Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) recomenda que o país avance com estratégias para a promoção, proteção e apoio ao AM, visando a melhoria dos indicadores na saúde da criança na primeira infância. Nesse contexto, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro lançou a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). Uma importante estratégia que busca inserir a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na atenção básica.

Essa iniciativa propõe a implantação dos “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação” nas Unidades Primárias de Saúde, objetivando fornecer o apoio necessário à mulher, à criança e à família.

A assistência primária à saúde tem como responsabilidade o acompanhamento do binômio mãe-filho nos primeiros anos de vida. Ações estratégicas de organização e qualificação dos serviços, bem como de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, têm se mostrado importantes para a melhoria da saúde da criança, por meio da ESF. O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança é área temática de atuação da ESF, podendo ser a melhor opção para a promoção e o apoio ao aleitamento materno, já que pode oferecer o cuidado ao processo de lactação às famílias, em seus próprios domicílios, dando uma continuidade ao cuidado exercido na prática da amamentação.

Compartilhar