Prática Avançada de Enfermagem: Reflexões Para Subsidiar a Implementação na Atenção Primária a Saúde Brasileira

16 de maio de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa a Pratica Avançada de Enfermagem, com enfoque na função do Family Nurse Practitioners, de forma a subsidiar reflexões para sua implementação na Atenção Primária à Saúde brasileira.


Diante da crescente vertente mundial sobre o fortalecimento da Atenção Primária a Saúde mediante a ampliação e capacitação dos recursos humanos, especialmente da enfermagem, é fundamental apresentar o papel da Prática Avançada de Enfermagem e seu potencial de transformação na Atenção Primária a Saúde do Brasil.

Foto: Coren-SP.

Objetiva-se nesse estudo, analisar a Pratica Avançada de Enfermagem, com enfoque na função do Family Nurse Practitioners, de forma a subsidiar reflexões para sua implementação na Atenção Primária à Saúde brasileira.

Trata-se de um estudo multi-métodos com três etapas tendo como enfoque conceitual a PEPPA framework, descritas a seguir: Revisão de literatura acerca do impacto do manejo dos Enfermeiros de Prática Avançada nas Doenças Crônicas não Transmissíveis na Atenção Primária a Saúde; Estudo de caso com os Family Nurse Practitioners nos EUA; Ensaio TeóricoFilosófico a luz da Teoria Crítica de Max Horkheimer onde as seguintes reflexões nortearam o estudo: Qual a contribuição da Teoria Crítica para disciplina de Enfermagem? Como relacionar os principais conceitos da Teoria Critica de Max Horkheimer com a práxis da enfermagem? A enfermagem de prática avançada pode ser um instrumento no caminho da transformação social por meio do aumento do acesso universal em saúde? Na etapa 1, foi possível verificar o impacto positivo que a prática avançada de enfermagem tem nas quatro categorias mais frequentes de Doenças Crônicas não Transmissíveis, a saber: Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias Crônicas e Câncer. Na etapa 2, a partir da análise das entrevistas realizadas com os Family Nurse Practitioner nos EUA, emergiram três partições com base no conteúdo das falas dos participantes: 1) O ser enfermeiro de prática avançada; 2) Rotas Educacionais e possibilidades de atuação e 3) Ser político: um caminho para transformação, onde foi possível descrever competências e habilidades consideradas pontos de destaque em relação a outras categorias profissionais, pontos de melhorias na sua formação educacional e a importância da representação política e do ser ativo no desempenho da função. Na última etapa da pesquisa destacou-se a emergência de mudança no cenário da Atenção Primária a saúde do Brasil colocando o enfermeiro como ferramenta primordial na luta pela transformação social e busca da autonomia enquanto cidadãos e profissionais a luz da Teoria Crítica e seus conceitos.

A complexidade do trabalho do enfermeiro dialoga com os conceitos da Teoria Crítica e estimulam o comportamento crítico em direção a práxis no saber/agir, fortalecendo a sua função. No tempo presente, é tendencioso a ampliação da prática do enfermeiro por meio da implementação da Prática Avançada de Enfermagem como uma das possíveis soluções para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela falta de acesso igualitário em saúde.

Espera-se mediante esse estudo, subsidiar a implementação da Prática Avançada de Enfermagem no contexto da Atenção Primária a Saúde, nos moldes da PEPPA framework, por meio da compreensão acerca do que é a Prática Avançada de Enfermagem no âmbito da saúde da família, refletindo acerca do caminho percorrido até aqui e nas próximas etapas a serem trilhadas, sempre na busca constante por reconhecimento, autonomia e transformação.

Compartilhar