Implementação da Prática Avançada de Enfermagem na América Latina

13 de outubro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve a implementação da prática avançada de Enfermagem na América Latina.


Com a necessidade de se responder ao aumento das demandas sociais de saúde decorrentes do envelhecimento populacional, aumento de condições crônicas de saúde e de doenças emergentes, a Prática Avançada de Enfermagem (PAE) surgiu como uma estratégia para alcançar o acesso equitativo, bem como a cobertura universal de saúde Esta é uma estratégia importante para o fortalecimento do trabalho em saúde, com impactos na qualificação, no recrutamento e na fixação de enfermeiros nos serviços de saúde.

Implementação da Prática Avançada de Enfermagem na América Latina

Implementação da Prática Avançada de Enfermagem na América Latina. Foto: Divulgação

A PAE começou a ser estruturada a partir dos anos 50 nos Estados Unidos da América (EUA), inicialmente com enfermeiros capacitados em atenção hospitalar, denominados Clinical Nurse Specialist (CNS). Em 1965, surge o primeiro programa de Nurse Practitioner (NP), ou enfermeiros de prática avançada, com cuidados voltados à Atenção Primária à Saúde (APS).

Atualmente, o Enfermeiro de Prática Avançada (EPA) está mais presente em países desenvolvidos e com maior renda. Segundo o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE/ICN), estes profissionais são graduados em enfermagem e têm conhecimentos de especialista, adquirido a partir do mestrado, o que é recomendado para o nível inicial. Possuem competência clínica para a prática expandida da enfermagem e habilidades para tomar decisões complexas, dentro do contexto ou país em que é credenciado, e atuam como clínicos (assistência, diagnóstico e prescrição) assessores, educadores, propositores de protocolos e pesquisadores em área específica, tendo a prática baseada em evidência como referência.

Embora a PAE já tenha sido implementada em alguns países a partir da década de 1960, na América Latina o papel do EPA ainda não é reconhecido. Mesmo assim, há interesse da introdução do EPA em países em desenvolvimento, pois comumente, sua implementação possibilita o aumento e a melhoria da cobertura universal e do acesso dos usuários aos serviços de saúde.

Diante disto, em 2014, o Comitê Executivo da Organização Pan-Americana de Saúde apresentou um plano estratégico com a proposição de alcançar esta ampliação e isto que requer cuidados em saúde mais eficazes e eficientes. Para isso, é necessário a composição e a qualificação da força de trabalho em saúde.

Desta maneira, há cada vez mais interesse em apoiar a implementação da PAE através da colaboração e cooperação técnica com países, organizações nacionais e internacionais de enfermagem. Isto posto, o objetivo deste é descrever a implementação da prática avançada de enfermagem na América Latina.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/