Percepção dos Enfermeiros Acerca da Sua Atuação Ante os Direitos dos Pacientes

22 de maio de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece a percepção de enfermeiros acerca de sua atuação ante os direitos dos pacientes.


Os direitos dos pacientes fundamentam-se na valorização da dignidade da pessoa humana, considerando-a como ser competente para tomar decisões sobre a vida e a saúde, de acordo com seus valores pessoais e seu projeto de vida. Esta valorização é recente na história da relação enfermo-profissional de saúde, e foi fruto da introdução de pensamentos liberais no seio da sociedade moderna. Essas ideias motivaram os indivíduos a reivindicar o reconhecimento de sua liberdade e seus direitos individuais. Respeitar os direitos dos pacientes é uma questão ética na prática da Enfermagem, e o cuidado é um instrumento concreto para atingir este objetivo.

Percepção dos Enfermeiros Acerca da Sua Atuação Ante os Direitos dos Pacientes

Percepção dos Enfermeiros Acerca da Sua Atuação Ante os Direitos dos Pacientes. Foto: Divulgação.

Os enfermeiros são os profissionais com o maior potencial para auxiliar na efetivação do respeito aos direitos do paciente, mas, para tal, é necessário assumir atitudes e comportamentos nesse sentido. Este estudo objetivou conhecer a percepção de enfermeiros acerca de sua atuação ante os direitos dos pacientes.

Foi utilizada metodologia observacional, descritiva, transversal e quantitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital universitário da cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Participaram do estudo 128 enfermeiros que prestavam assistência direta a enfermos adultos. Foram aplicadas duas ferramentas de coleta de dados: um questionário sociodemográfico e um instrumento específico, próprio para o objetivo proposto, dividido em quatro constructos, em conformidade com os fundamentos teóricos do respeito aos direitos dos pacientes, já validados para uso no país. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS 24.0.

Foram realizadas análises descritivas de frequência, tendência central, dispersão e análises inferenciais. O teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar o respeito aos direitos dos pacientes e os constructos mais respeitados. Os testes não paramétricos U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis foram empregados para as comparações entre variáveis. Os resultados demonstraram que os enfermeiros perceberam-se respeitando os direitos dos pacientes em todos os seus fundamentos, porém, respeitando mais a “preservação da individualidade” e menos a “informação para a tomada de decisão”.

Verificou-se também que os profissionais que atuam nos setores diagnósticos e apresentam apenas um vínculo empregatício perceberam-se respeitando mais os direitos dos enfermos. A impressão dos enfermeiros aqui identificada auxilia a ratificar o valor moral da profissão e a reforçar as atitudes e os comportamentos éticos salutares à assistência à saúde. Emergiram questionamentos acerca da clareza que os profissionais possuem sobre os conceitos que fundamentam os direitos dos pacientes, os quais podem ser respondidos a partir da realização de novos estudos com aplicação de metodologias diversas.

Compartilhar