Compreende a percepção da arteterapia para a equipe de Enfermagem da área hospitalar.
Devido aos avanços tecnológicos, o aumento da industrialização, as exigências por maior produtividade, sobrecarga laboral, pouco ou nenhum lazer, dentre outros fatores, colaboraram para o aumento de doenças e agravos no ambiente de trabalho, tornando-se um grande problema de saúde pública brasileira, principalmente, advindos do aumento do estresse e da depressão, desencadeando transtornos mentais e de comportamento.
Os transtornos mentais, em especial, o transtorno depressivo, vem aumentando em nível mundial, porém, ainda é uma doença que enfrenta muito preconceito, sendo confundida como apenas uma tristeza, porém, apresenta-se com manifestações psicológicas, relacionada ao comprometimento funcional devido às perturbações biológicas, sociais, psicológicas, genéticas, físicas ou químicas, que alteram o modo de pensar, o humor, provocando modificações no desempenho pessoal, social, laboral ou familiar.
A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) descrevem em seu relatório que a depressão para o ano de 2020 será a segunda maior causa de doenças mentais e incapacitantes em todo o mundo, e a primeira causa para o ano de 2030. Diante desta probabilidade, a OPAS e OMS, no ano de 2017, lançaram a campanha mundial “Depressão: vamos conversar”.
Os profissionais que exercem suas atividades na área de saúde pertencem à um grupo vulnerável para desenvolver problemas de natureza mental, pois realizam diariamente atividades estressantes que mexem com seu estado emocional, as quais estão relacionadas aos pacientes (dor, morte, sofrimento e doentes terminais).
Dentre os profissionais de saúde, encontram-se os da enfermagem, que permanecem ininterruptamente nas 24 horas cuidando dos pacientes, sobrecarregados, com recursos humanos e materiais insuficientes, demanda de pacientes além do preconizado, relações conflituosas, trabalho em turnos, familiares ansiosos, entre outros fatores, que se configuram como potencias causadores de desgaste, de estresse, ou seja de agravos à saúde mental, o que, por sua vez, pode influenciar na qualidade da assistência prestada.
Cabe destacar, que o processo laboral da enfermagem, principalmente dos que atuam em instituições hospitalares, possuem características que agrupam fatores que podem provocar problemas de natureza física e mental, tais como: ambiente hostis, relação interpessoal conflituosa, sobrecarga de atividades, trabalho em turnos, falta de reconhecimento, sofrer atos de incivilidade, dentre outros. Tais fatores podem levar ao estresse laboral e a outros agravos.
O estresse no trabalho provoca repercussões negativas para o bem-estar psicológico e, consequentemente, interfere na qualidade de vida do trabalho (QVT) estendido a qualidade de vida geral. Assim, é preciso buscar estratégias planejadas entre os gestores e os trabalhadores que promovam a saúde, previnam as doenças, recuperem os que já estão doentes, visando garantir a qualidade do cuidado prestado aos clientes, bem com maximizar a QVT.
Muitas são as formas que podem ser implementadas para promover a saúde física e mental do ser humano. Dentre elas, surge a arteterapia, isto é, a participação dos trabalhadores em atividades artísticas. Assim, a arteterapia, se apresenta como uma proposta que está em consonância com a OMS, que é o cuidado à saúde mental da sociedade.
A arteterapia pode ser utilizada por grupos ou indivíduos, em diferentes locais, empregando a expressão artística como processo terapêutico, para diferentes problemas, mas salienta-se que é uma estratégia ímpar para o desenvolvimento pessoal e para a saúde mental. Há diferentes concepções de saúde mental, mas no presente estudo adotou-se a compreensão de ser um estado de bem-estar em que cada indivíduo reconhece seu potencial e consegue enfrentar as tensões da vida e exercer suas atividades de trabalho com eficiência, contribuindo para a sociedade.
Cabe enfatizar que a arteterapia pode ser empregada com profissionais da área da saúde, como a equipe de enfermagem de diferentes cenários, visto que, colabora para diminuir as doenças de natureza saúde mental e, por sua vez, propiciar maior bem-estar e QVT. Assim, é relevante estudos sobre a temática da arteterapia com a equipe de enfermagem de instituições hospitalares.
Ante as considerações anteriores, delineou-se como objetivo deste estudo compreender o significado da arteterapia para a equipe de enfermagem da área hospitalar.