Passo a Passo das Ações do Departamento de Atenção Básica

24 de novembro de 2015 por filipesoaresImprimir Imprimir


A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para a sua organização, de acordo com os preceitos do SUS. Tem como objetivos possibilitar acesso universal à saúde; efetivar a integralidade das ações da Atenção Básica; promover o cuidado integral e contínuo ao usuário, família e comunidade; estimular o controle social e a participação popular; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira; e ampliar o acesso dela à Atenção Básica.

Leia Mais:

Melhoria da qualidade de vida

No processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o ACS tem sido um personagem muito importante ao realizar a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. O ACS pode integrar tanto uma equipe de Saúde da Família (eSF), quanto uma equipe da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), de acordo com a realidade do município.

De acordo com os dados relativos à competência de novembro de 2012 (CNES), existem mais de 257 mil ACS em todo o Brasil desenvolvendo ações de promoção e vigilância em saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Cabe à gestão municipal a decisão de aderir à Estratégia em seu território.

Compartilhar