A Estimulação Precoce na Atenção Básica

24 de junho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Orienta os profissionais do Nasf sobre o acompanhamento das famílias e crianças com risco de alteração no desenvolvimento neuropsicomotor e sobre a importância da estimulação precoce no contexto da Atenção Básica.


O Brasil encontra-se em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), declarada pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 1.813, de 11/11/2015), em razão dos casos de dengue, chikungunya, vírus zika. Além disso, no final de 2015, o Ministério da Saúde reconheceu a relação entre o vírus zika e a ocorrência de casos de crianças com microcefalia. Entretanto, novas evidências apontam para a ocorrência de outros agravos relacionados às arboviroses que podem se configurar enquanto uma síndrome mais ampla e complexa.

A Estimulação Precoce na Atenção Básica

A Estimulação Precoce na Atenção Básica.

O Sistema Único de Saúde (SUS), garantido no texto constitucional de 1988, é considerado a maior política pública inclusiva, por se destinar ao atendimento de mais de 200 milhões de pessoas. O modelo de Atenção Básica (AB) centrado na Estratégia Saúde da Família foi um dos fatores que mais contribuíram para melhorar as condições de vida e saúde das crianças, com a melhoria de atendimento pré-natal às gestantes e melhor cuidado com as crianças nos seus primeiros anos de vida.

Atenção Básica

A AB está presente na maioria dos municípios brasileiros, seja pela Estratégia Saúde da Família, seja por outros modelos, oferecendo cobertura a 79% da população. Isso demonstra sua abrangência e descentralização em todo o Brasil, bem como sua potencialidade de atuação neste contexto específico. Além disso, as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família estão presentes em 3.412 municípios do País, contabilizando 4.341 equipes. Estas equipes contam com diversos profissionais, como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que devem colaborar no cenário atual. Verifica-se que 92% das equipes dos Nasf possuem pelo menos um profissional da área de reabilitação.

Neste sentido, esta publicação tem por objetivo orientar os profissionais do Nasf sobre o acompanhamento das famílias e crianças com risco de alteração no desenvolvimento neuropsicomotor e sobre a importância da estimulação precoce no contexto da Atenção Básica.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/