Participação Paterna no Ciclo Gravídico-puerperal e Seus Efeitos Sob a Saúde da Mulher

23 de abril de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Busca evidências científicas sobre a participação paterna no processo de gestação, parto, nascimento e puerpério, relacionando-os com os seus efeitos para a saúde da mulher.


As relações paternas na família contemporânea têm apresentado significativas transformações, dentre elas, o surgimento de uma nova expressão do papel masculino na sociedade. Isto é evidenciado, sobretudo, diante das conquistas recentes da mulher como a busca pela equidade de gênero e papeis, muito mais presente e ativo no mercado de trabalho. Desta forma, há necessidade implícita de releitura da função do homem no meio doméstico. Apesar de ser laboriosa, a esfera atual requer a participação mais ativa do homem como cônjuge e pai, incluindo a vivência do período gravídico-puerperal junto à companheira.

Participação Paterna no Ciclo Gravídico-puerperal e Seus Efeitos Sob a Saúde da Mulher

Participação Paterna no Ciclo Gravídico-puerperal e Seus Efeitos Sob a Saúde da Mulher.

Participação Paterna no Ciclo Gravídico-puerperal

O envolvimento paterno durante a gestação vai além da provisão material. Compreendendo-se sua participação em atividades direcionadas às gestantes. Aos preparativos com a chegada da criança, ao apoio emocional à mulher e a sua interação com o filho. Com essas atitudes, dá-se início às mudanças quanto à participação do homem no período gravídico da companheira, levando ao entendimento que essa fase não é restrita ao universo feminino.

Evidências científicas

As evidências científicas reforçam que é fundamental a presença do pai desde a gestação para o estabelecimento dos vínculos entre pai e bebê. Fortalecimento da paternidade e bem estar da mulher. Levando os pais a repensarem e discutirem sua identidade social. Com vistas a uma participação mais ativa no exercício da paternidade. Deste modo, entender como tem ocorrido a participação do pai/ parceiro é fundamental para provocar reflexões capazes de viabilizar formas de consolidar sua presença como sujeito ativo no processo de nascimento e paternidade.

O presente artigo tem o objetivo de buscar evidências científicas sobre a participação paterna no processo de gestação. Parto. Nascimento e puerpério. Relacionando-as com os seus efeitos para a promoção da saúde da mulher.

Compartilhar