Investiga a formação de enfermeiro docente estabelecendo possíveis relações com a atuação docente.
O campo da Enfermagem vem sofrendo modificações nas diferentes formas de se praticar essa profissão. Uma boa parte de profissionais da enfermagem vem assumindo as salas de aula, um espaço a priori usado para o ensino e habilitação do enfermeiro. A docência torna-se, então, uma oportunidade de atuação frequente dentre as diversas possibilidades que a enfermagem proporciona. Diante dessa realidade, profissionais da enfermagem, cuja formação inicial está voltada à área da assistência à saúde, têm assumido a docência em cursos de ensino técnico e superior.
A inserção de enfermeiros bacharéis na sala de aula pode ser analisada por algumas vertentes. É preciso considerar, em muitos casos, a ausência da formação pedagógica e, ao mesmo tempo, cabe refletir sobre o lugar que o exercício profissional em Enfermagem tem na construção dos saberes e práticas docentes.
Este estudo trata do recorte de uma pesquisa realizada com profissionais que atuam em instituições de Ensino Superior localizadas no Sul de Minas Gerais, que teve como encaminhamento estudo exploratório-descritivo, organizado em duas fases. Na primeira, foi enviado questionário elaborado pelos pesquisadores para profissionais que atuam em instituições da região, tendo respondido quarenta e um enfermeiros. Na segunda fase, foram realizadas com um grupo menor de docentes entrevistas semiestruturadas, cujo objetivo foi investigar a formação do enfermeiro que assume a docência no Ensino Superior, buscando levantar dados acerca da formação (específica e pedagógica) desses profissionais, estabelecendo possíveis relações entre essa formação e a atuação docente. A investigação tem como direcionamento as seguintes questões: Como se constituem os conhecimentos acerca da docência de enfermeiros que assumem a sala de aula no ensino superior? Há relação entre conhecimentos do exercício profissional e a docência? Qual o papel da formação pedagógica? Com esse encaminhamento, esta pesquisa se propôs a olhar para o enfermeiro a fim de conhecer seu percurso bem como suas práticas, que o fazem professor.