Nursing Activities Score e Sua Correlação Com a Teoria do Conforto de Kolcaba: Reflexão Teórica

27 de abril de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Discute a aplicabilidade do Nursing Activities Score (NAS) à luz da teoria do conforto, relacionando a abrangência das áreas do cuidado descrita neste instrumento aos contextos de conforto propostos na teoria de Kolcaba.


Os indicadores de demanda de cuidados têm sido muito utilizados para assegurar a qualidade do cuidado de enfermagem e para subsidiar os cálculos de pessoal nas diferentes unidades hospitalares. Os instrumentos de mensuração em enfermagem, como tecnologias do cuidar, têm sido utilizados desde a época de Florence Nightingale para a realização do cuidado de enfermagem, como ao alocar os
pacientes mais graves próximos aos postos de enfermagem e, na atualidade, no desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e na implementação do processo de enfermagem (PE).

Nursing Activities Score e Sua Correlação Com a Teoria do Conforto de Kolcaba: Reflexão Teórica

Nursing Activities Score e Sua Correlação Com a Teoria do Conforto de Kolcaba: Reflexão Teórica

O dimensionamento de recursos humanos de enfermagem tem sido amplamente discutido com a finalidade de auxiliar na avaliação qualitativa e quantitativa dos recursos humanos de enfermagem com respeito à carga de trabalho. Deste modo, tem sido utilizado para classificar os pacientes em relação às suas necessidades de enfermagem assim como para quantificar o tempo de assistência de enfermagem
despendido.

Nursing Activities Score

Dentre os instrumentos utilizados pelos enfermeiros para avaliar a carga de trabalho de enfermagem, o Nursing Activities Score (NAS) é descrito na literatura como pioneiro para classificar os pacientes críticos. Assim como para estimar e avaliar a carga de trabalho da equipe de enfermagem nas unidades de terapia intensiva (UTI). Esse instrumento foi originalmente escrito na língua inglesa, em 2001, adaptado transculturamente, validado e traduzido para a língua portuguesa por Queijo e Padilha em 2002. Trata-se de um instrumento que pontua as necessidades de cuidados requeridas pelos pacientes em 24 horas, a partir da quantificação das intervenções realizadas no período. Foi desenvolvido por Miranda e seus colaboradores, a partir do Therapeutic Intervention Scoring System (TISS-28).

A enfermagem tem buscado pautar sua prática profissional em conhecimentos teóricos por reconhecer a importância da fundamentação teórica para uma prática científica. Bem como para a organização e qualidade da assistência. As teorias de enfermagem têm favorecido a implementação de princípios
científicos, a partir do desenvolvimento dos metaparadigmas da enfermagem (saúde, ambiente, enfermagem e indivíduo) e o PE. No entanto, apesar da crescente utilização de instrumentos de mensuração, pouco se tem estudado sobre o uso dessa tecnologia à luz das teorias de enfermagem.

Neste sentido, este estudo pretende discutir a aplicabilidade de um instrumento de mensuração à luz da
teoria do conforto de Katharine Kolcaba. Esta teoria tem sido considerada uma teoria de médio alcance, que tem sido muito utilizada como fundamentação para implementação do processo de enfermagem.

Compartilhar