Manual Para Participação de Enfermeiros no Processo de Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem

29 de julho de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Manual para atuação de enfermeiros no processo de informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem.


A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do Processo de Enfermagem (PE) têm encontrado por causas multifatoriais, que impedem que estes sejam aplicados em sua integralidade na prática dos profissionais de enfermagem.

Manual Para Participação de Enfermeiros no Processo de Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Manual Para Participação de Enfermeiros no Processo de Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Foto: Divulgação

Como meio de contornar parte dessas dificuldades, os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) com módulos para a enfermagem, têm contribuído para aprimorar a assistência e tornar o processo facilitado. Nesse sentido, o planejamento, desenvolvimento e a implantação do Sistema de Gestão de Assistência do Sistema Único de Saúde (GSUS) nos hospitais vinculados à Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (SESA PR), contou com a participação de profissionais enfermeiros no módulo da enfermagem. No entanto, essa experiência não foi divulgada no meio acadêmico, não compartilhando a inserção e contribuição da profissão nesse contexto.

Assistência de Enfermagem

Objetivo: Elaborar um manual para atuação de enfermeiros no processo de informatização da SAE, tendo em vista sua participação e contribuição na construção do Módulo de Enfermagem no GSUS nos hospitais da SESA PR.

Metodologia: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa desenvolvido junto a SESA PR, a partir de análise documental de atas de reuniões do grupo de trabalho envolvido nesse processo à época, entrevistas com informantes chave, sendo 02 enfermeiras e 01 analista de sistema e, reunião de grupo focal formado por enfermeiros que participaram da construção do módulo de enfermagem no GSUS, por meio do processo de Design Thinking. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e serviram de estrutura para a construção do manual para a inclusão e participação dos enfermeiros no processo de informatização.

Resultados: A partir da análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias: (1) planejamento quanto a recursos humanos, infraestrutura e organização prévia do trabalho do enfermeiro; (2) desenvolvimento quanto a escolha da teoria e taxonomia de enfermagem, histórico, diagnósticos e intervenções de enfermagem; (3) implantação quanto a escolha da unidade piloto, desenvolvimento de plano de capacitação, efetivação na unidade piloto e replicação para demais unidades. Entre os pontos positivos elencados, a participação efetiva de profissionais enfermeiros em todas as etapas pode facilitar a aplicação e aceitação da ferramenta pelos profissionais. Por outro lado, o estudo mostra que estratégias de gestão quanto ao planejamento diante de recursos humanos, infraestrutura e organização prévia do trabalho da equipe de enfermagem precisam ser superados a fim de garantir o resultado final de implantação do módulo para enfermagem. Produto: Manual para participação de enfermeiros na informatização do processo de enfermagem.

Considerações finais: reitera-se e complementa-se aspectos relevantes acerca da participação de enfermeiros na contribuição para o desenvolvimento de ferramentas informatizadas. O desenvolvimento do manual para a inclusão da participação dos enfermeiros no processo de informatização é a principal contribuição deste estudo, considerando que esses profissionais conhecem os processos de trabalho em saúde e o fluxo das informações, possibilitando maior adesão pelos usuários.

Compartilhar