Proporciona condições para o registro de Enfermagem, como instrumento de consulta pela equipe de Enfermagem de acordo com a legislação vigente.
O registro no prontuário do paciente, referente à assistência prestada, envolve vários aspectos e respalda ética e legalmente o profissional responsável pelo cuidado, bem como o paciente. A inadequação e a ausência de registros podem comprometer a assistência ao paciente, trazendo prejuízos à instituição e à equipe de Enfermagem. Estes prejuízos impactam a segurança do paciente e inviabilizam mensurar os resultados assistenciais advindos da prática do enfermeiro. A padronização dos registros (anotações e evoluções) de Enfermagem é necessária, visto que existem falhas no que se refere a adequações gramaticais, de linguagem, exatidão, brevidade, legibilidade, identificação e terminologia técnica.
A Anotação de Enfermagem é uma das formas de registro de equipe de Enfermagem e fornece subsídio aos enfermeiros e outros profissionais no planejamento das intervenções e condutas, assim como, para análise reflexiva dos cuidados prestados e respectivas respostas do paciente.
Este manual tem como finalidade proporcionar condições para o registro de Enfermagem, como instrumento de consulta pela equipe de Enfermagem de acordo com a legislação vigente e padronizar o uso de siglas e abreviaturas mais comumente utilizadas nas anotações de Enfermagem nesta instituição.