Manual educativo para mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico.
Este estudo refere-se à construção de um manual educativo para mulheres diagnosticadas com câncer de mama que realizam tratamento quimioterápico. O material impresso é uma estratégia de ensino-aprendizagem que favorece uma melhor compreensão das mulheres sobre a doença e seu tratamento. Na busca por um conteúdo relevante e de fácil entendimento para esse público, surgiu a questão norteadora: quais informações são necessárias para construção de um manual educativo para mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico?
Objetivo geral: elaborar um manual educativo para mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico; objetivos específicos: identificar as características sociodemográficas e epidemiológicas das participantes do estudo, analisar as percepções das mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico, e identificar as dúvidas e demandas das mulheres durante o tratamento quimioterápico.
Trajetória metodológica: trata-se de um estudo qualitativo ancorado no referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). As participantes da pesquisa foram 16 mulheres diagnosticadas com câncer de mama em tratamento quimioterápico, atendidas no ambulatório de hematologia e oncologia de um hospital público de grande porte no sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas no período de janeiro a março de 2020.
A construção do manual educativo se deu a partir da perspectiva das participantes em relação ao tratamento, com apontamentos do conteúdo para composição desse material. Na análise dos dados seguiu-se os passos do referencial teórico de John Creswell, para a fase de codificação utilizou-se de software gratuito de código de fonte aberta. Resultados: o software gerou como resultados nuvens de palavras e dendograma com seis classes de palavras conforme método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD): Classe 1: Percepções relacionadas à descoberta do câncer de mama; Classes 2 e 3: Percepções do tratamento e autoimagem; Classes 4 e 5: Enfrentamento da doença e quimioterapia; Classe 6 – Autocuidado relacionado à diminuição dos efeitos colaterais. A unificação das classes 2 e 3 e das classes 4 e 5 se deu em virtude da proximidade dos discursos e repetições das palavras em comum, estando interligadas entre si no dendograma. A partir da análise dos dados, foi realizada a discussão das classes e o levantamento do conteúdo abordado no manual educativo com base científica. O manual é composto por conteúdo que aborda conceitos de câncer de mama e quimioterapia, protocolo quimioterápico, efeitos colaterais e orientações para o autocuidado.
Considerações finais: evidenciou-se a necessidade de expansão do conhecimento por intermédio de um material impresso que facilite a compreensão do diagnóstico e tratamento, sendo este um facilitador na prática de educação em saúde realizada pelos enfermeiros que atuam na oncologia. Dessa forma, foi construído o manual educativo, produto final deste trabalho, que se constitui como instrumento de consulta para as mulheres que se deparam em tratamento com quimioterapia.