Caracteriza a incorporação da interdisciplinaridade na graduação, tendo em vista dimensionar os desafios relacionados à sua implementação.
As Diretrizes Curriculares determinam que a interdisciplinaridade deve permear toda a formação do enfermeiro. Em função dessas Diretrizes, os cursos de graduação em Enfermagem com currículos estruturados em matrizes disciplinares se veem às voltas com a necessidade de reorganizá-los para atender os ditames da lei.
Nesse sentido, o estudo teve como objetivo caracterizar a incorporação da interdisciplinaridade na graduação, tendo em vista dimensionar os desafios relacionados à sua implementação. Este estudo comporta um levantamento em caráter exploratório, de natureza descritiva, numa abordagem qualitativa. Coletaram-se dados a partir de análise documental, entrevistas e aplicação de questionários. Analisou-se numa primeira etapa a história das instituições, seu desenvolvimento curricular e incorporação da interdisciplinaridade. Numa segunda etapa foram estudadas as disposições atuais de modificações curriculares com enfoque na interdisciplinaridade, bem como seus limites e possibilidades.
O estudo evidenciou disposição de reorganização curricular em diferentes graus de desenvolvimento em função da história Institucional. Detectou esforços por parte da coordenação dos cursos em estabelecer um currículo integrado. A matriz curricular disciplinar, fatores econômicos e problemas referentes à formação docente foram nomeados como fatores limitantes. A disponibilidade de alguns docentes e os espaços de práticas e projetos na comunidade figuram como facilitadores de incorporação da interdisciplinaridade nos currículos. Observa-se que existe a intenção de incorporar a interdisciplinaridade, que se concretiza no processo de reorganização curricular.
O estudo aponta que os diferentes cenários de práticas constituem lócus privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade. Mudanças vêm ocorrendo nos currículos num processo lento, de diferentes formas, de acordo com a história e o contexto das Instituições onde se inserem os cursos de graduação em Enfermagem investigados.