Reflexões sobre a Infodemia e as perspectivas inerentes à relação entre Enfermagem e Pandemias
Esta obra se soma a outras de uma ampla série de publicações desenvolvidas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) com o propósito de estimular reflexões sobre as perspectivas inerentes à relação entre Enfermagem e Pandemias, fomentada pelo atual cenário pandêmico.
Nossa intenção é a de fortalecer a produção de conhecimentos sobre a Infodemia de Covid-19, difundi-la em meio acadêmico e social, a fim de promovermos um debate crítico-reflexivo sobre os desafios do elevado e crescente volume de informações sobre esta doença infectocontagiosa e as implicações para o enfrentamento da mesma.
Concebemos a pandemia de Covid-19 como um fenômeno histórico-social, que se manifesta por eventos complexos tanto em sua origem, quanto na forma de propagação e os seus efeitos para os diferentes setores, sejam sociais, políticos, econômicos, sejam religiosos, culturais e processos civilizatórios. A difusão acelerada de conhecimentos ou infodemia expõe a necessidade de inovações nos campos da ética, bioética, do conhecimento científico, tecnológico e das práticas de cuidados ofertadas pelas disciplinas profissionais que integram o campo da saúde.
Os 16 capítulos que compõe este E-book resultam da pesquisa multicêntrica “Infodemia de Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde mental de pessoas idosas” (Infocovid), que integra diversas instituições de ensino do Brasil e exterior. Autores e co-autores pautados no compromisso com a disseminação do conhecimento científico, guiaram-se pela preocupação em revelar os impactos deste fenômeno na saúde mental chamando atenção para a população idosa, visando o gerenciamento e mitigação de infodemias e fundamentar ações desafiadoras para o seu enfrentamento.
Ao finalizar a leitura dos mesmos você irá apreender uma compreensão sobre a infodemia de covid-19 no atual contexto histórico e suas repercussões no contexto mundial e para a saúde mental de pessoas idosas. Os temas de cada capítulo giram em torno do grande aumento no volume de informações sobre a doença, prevenção e/ou tratamento, associadas a um assunto ou evento específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo com apoio das redes sociais e mídias digitais. Você estará apto a discutir criticamente sobre a importância da divulgação de informações claras, consistentes e baseadas em evidências, que é fundamental para o enfrentamento à pandemia.
Ressaltamos que esta obra, evidentemente, não tem a pretensão de esgotar as discussões, mas tão