Desenvolvimento de aplicativo para avaliação das práticas de higiene de mãos nos serviços de saúde, coletando dados no App e enviando as informações diretamente para formulário do Google Forms, de forma automatizada.
Na atualidade, as estratégias multimodais e auditorias realizadas nos setores assistenciais podem contribuir para compilação de indicadores, que reproduzirão os resultados institucionais ligados à qualidade assistencial. Assim, decidiu-se fazer um Aplicativo (App) para estudos observacionais em serviços de saúde que auxiliem a avaliação das práticas de HM, coletando informações de forma automatizada.
Assim, entendendo que o uso da tecnologia em saúde pode eliminar papéis, contribuir para sustentabilidade e otimizar a coleta de dados dos controladores de infecção, a criação do App torna-se relevante para observação direta in loco rápida
e eficaz.
A Higienização das Mãos (HM) promove uma assistência segura e eficaz para redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). É considerada uma medida simples que reflete as ações dos profissionais da equipe multidisciplinar frente às oportunidades preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portanto foram instituídos cinco momentos para HM, sendo eles: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; depois do contato com o paciente; e após contato com as áreas próximas ao paciente. Esses momentos são justificados pelo alto risco de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde.
Não há incertezas de que a HM é uma prática que contribui para segurança do paciente e qualidade assistencial, no entanto, a taxa de adesão entre os profissionais de saúde permanece abaixo dos 40%. Nos países em desenvolvimento, os registros de adesão giram em torno de 22%. Já os países desenvolvidos que apresentam melhores recursos financeiros, geralmente, registram taxas de conformidades superiores a 60%.