Na sede do Sebrae Piauí, cinco equipes trabalharam arduamente, combinando conhecimentos de Enfermagem e habilidades técnicas com o intuito de desenvolver soluções inovadoras para a otimização dos serviços de Enfermagem.
Durante todo o sábado, 11/05, na sede do Sebrae Piauí, cinco equipes trabalharam arduamente, combinando conhecimentos de Enfermagem e habilidades técnicas com o intuito de desenvolver soluções inovadoras para a otimização dos serviços de Enfermagem.
Iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), por meio da Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), a maratona é pioneira dentro do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren).
O desafio proposto girou em torno da temática principal: “Impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem: formação, ética e cuidado”, com o problema: “Saúde digital e Sistemas de Informação para garantia da Segurança do Paciente”. Com 10 horas de duração, além do foco no desenvolvimento das soluções, a programação do Hackathon contou com mentorias de especialistas na área, proporcionando um aprendizado prático.
Ao final do dia, cada equipe, composta por quatro integrantes, apresentou suas soluções, que abordaram desde a otimização do tempo no gerenciamento do cuidado até o monitoramento de incidentes e eventos adversos no ambiente hospitalar; demonstrando o poder da colaboração entre Enfermagem e tecnologia na busca por um serviço de saúde mais eficaz. O evento contou com a presença da diretoria do Coren-PI, composta pelo presidente, Samuel Freitas, a conselheira secretária, Deusa Helena Albuquerque, o conselheiro tesoureiro Wendel Alves, e do conselheiro federal, Antonio Neto.
Giovanna Libório é doutora em Enfermagem e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ela conta que participar do Hackathon foi uma experiência única. “Enquanto docente, pude expandir a mente para as possibilidades do empreendedorismo e trabalho em equipe. Foi incrível produzir uma solução viável para um problema existente na prática. Nossa equipe saiu em êxtase e bastante empolgada para dar continuidade ao trabalho”, comentou Libório.
Os vencedores serão apresentados no dia 14 de maio, na solenidade de abertura da Semana da Enfermagem do Coren-PI, em Teresina. Eles serão premiados com passagens para participarem do Bootcamp, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, em Recife, além de uma premiação em dinheiro.
Para o presidente do Coren-PI, o Sistema Cofen/Coren tem assumido um importante papel de incentivo ao empreendedorismo. “Nesse sentido, o Coren-PI sai na frente, com a promoção desse evento grandioso, que é o primeiro entre todos os regionais. Parabenizo cada participante e agradeço aos membros da CRIE pelo esforço e dedicação na organização do nosso Hackathon”, afirmou Samuel Freitas.
HACKATHON – É uma maratona de imersão na qual programadores, desenvolvedores e profissionais dos mais diversos setores da tecnologia e áreas multiprofissionais, se reúnem para criar projetos e soluções digitais a partir de um determinado problema.