Instruções sobre como cuidar do glaucoma durante a pandemia.
O glaucoma é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 impactou consideravelmente o atendimento ao paciente com glaucoma, pois o atraso em consultas, exames e procedimentos oftalmológicos representa um risco que pode levar à cegueira irreversível. As interrupções no cuidado do glaucoma devido à pandemia levaram a um acúmulo de exames e procedimentos essenciais relacionados ao glaucoma, sobrecarregando nossos sistemas de saúde.
Na Semana Mundial do Glaucoma 2022, o World Glaucoma Association (WGA) lança um guia orientado ao paciente com instruções sobre como cuidar do glaucoma durante a pandemia. Esperamos que essas diretrizes respondam a perguntas, esclareçam preocupações, forneçam orientações para situações graves e ajudem a minimizar a perda de visão por glaucoma durante a pandemia de COVID-19.
Glaucoma não espera pelo COVID-19. Planeje sua visita ao oftalmologista. Durante a pandemia, muitos pacientes estão adiando suas consultas oftalmológicas. Não espere pela perda perceptível
da visão, pois este é um sintoma tardio irreversível do glaucoma não controlado.
Clínicas de oftalmologia costumam ser locais seguros. Não há necessidade de ter medo de visitar seu oftalmologista, apenas certifique-se de que você e sua clínica seguem todas as medidas preventivas usuais.
Continue a usar todos os colírios anti-glaucomatosos recomendados na última consulta é a melhor abordagem até a próxima consulta. Não se preocupe em demasia – a maioria das formas de glaucoma progride lentamente. Se o glaucoma estava bem controlado em sua última consulta, o adiamento do seu check-up por alguns meses provavelmente não afetará sua visão. No entanto, como existem algumas formas agressivas, não se deve esperar muitos meses por um check-up de glaucoma.
As medições da pressão ocular e outras partes importantes do exame oftalmológico só podem ser realizados em consultas presenciais. Considere a situação atual da pandemia de COVID-19, os regulamentos das Agências Locais de Saúde em sua região, seu status de vacinação e doenças sistêmicas associadas. Se você não puder visitar clínicas/hospitais, ligue para seu oftalmologista para solicitar uma consulta virtual para orientação individualizada.