Guia de Preparação e Respostas do Setor Saúde aos Desastres

10 de maio de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Processos fundamentais para gestão de risco de desastres, bem como políticas e ações específicas do setor saúde.


No início deste Guia, apresentamos conceitos que ajudam a compreender o que é importante saber para reduzir os riscos de desastres. Em seguida, elaboramos uma síntese dos processos fundamentais para gestão de risco de desastres, bem como políticas e ações específicas do setor saúde.

A preparação e a resposta aos desastres no setor saúde devem considerar algumas premissas e alinhar-se aos princípios do SUS. Assim, incluímos um item sobre este assunto e em seguida apresentamos como o setor saúde deve se preparar para responder aos desastres, a partir de etapas como: estruturar COE-Saúde; levantar informações sobre desastres e vulnerabilidades; levantar capacidade de resposta; mapear vulnerabilidades e capacidade de resposta; preparar o setor saúde para responder aos desastres; e capacitar profissionais e realizar exercícios simulados.

Essas etapas são detalhadas ao longo do texto, utilizando exemplos relacionados a desastres como seca, inundações/deslizamentos e acidentes com produtos perigosos. Apresentamos também alguns anexos que ajudam a aprofundar assuntos, trazendo modelos aplicáveis e cenários para exercícios simulados.

Compartilhar