Boas práticas para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nos serviços de saúde.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a organização do processo de trabalho da enfermagem, e sua implementação é um desafio para as instituições de saúde.
Esse estudo resulta do terceiro subprojeto do Edital 01/17 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional (PPGENFMP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / acordo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com o projeto “Observatório de SAE: tecnologia para o gerenciamento” que apresenta a proposta de constituição de um dispositivo de observação para suporte gerencial de Enfermagem.
Objetivo: Elaborar um guia de boas práticas para a implementação da SAE nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática do tipo scoping review norteada pelas recomendações do Joana Briggs Institute (JBI). As estratégias de busca foram realizadas no período de setembro a outubro de 2018, março, setembro e outubro de 2019, nas bases de dados: PubMed, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Web of Science, CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Health Literature), repositório ibct oásis e busca manual. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, a decisão de inclusão ou exclusão foi definida em concordância com o terceiro revisor. Na sequência foi realizada a extração e análise dos dados. Para avaliação da qualidade metodológica dos estudos foram utilizadas as diretrizes do SQUIRE 2.0 (Padrões Revisados para Excelência no Relatório de Melhoria da Qualidade).
Resultados: Foram selecionados 09 estudos que relatam implementação da SAE em diferentes cenários de prática, instituições de diferentes porte, complexidade e realidades distintas. Produto: Foi elaborado um guia de boas práticas composto por: elementos da SAE, fluxograma de processo, roteiro de implementação e checklist, que será disponibilizado na biblioteca do observatório.
Considerações: O guia de boas práticas pode contribuir para o êxito na implementação da SAE nos serviços de saúde, pois contempla de forma objetiva questões facilitadoras deste processo servindo de ferramenta gerencial.