Sistematiza a atualização da Categoria de Saúde Pública dos Descritores de Ciências da Saúde.
Este Glossário é o primeiro produto do Projeto de Terminologia em Saúde, que tem por objetivos sistematizar a atualização da Categoria de Saúde Pública dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) e estruturar a indexação e a recuperação da informação do Ministério da Saúde. Tal ação foi iniciada a partir da implantação da Biblioteca Virtual em Saúde Pública desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS), por meio da cooperação técnico financeira do Ministério da Saúde (MS). Essa iniciativa, no âmbito do MS, é de responsabilidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação/Subsecretaria de Assuntos Administrativos/Secretaria-Executiva (CGDI/SAA/SE).
No decorrer dessa parceria, a equipe do MS constatou a necessidade de desenvolver um vocabulário controlado próprio, o qual englobasse não só os termos técnicos em Saúde, mas principalmente a terminologia pertencente aos atos normativos do Ministério e entidades vinculadas. Assim, iniciou-se o processo de construção do Vocabulário Controlado do Ministério da Saúde (VCMS).
Os termos inicialmente coletados foram organizados em um glossário com os respectivos conceitos. Tais definições foram identificadas no universo de atos e documentos publicados pela instituição. A próxima etapa é obter a participação das áreas técnicas do MS e entidades vinculadas para a certificação, a contribuição ou revisão e a adequação de termos. A finalidade é aperfeiçoar o Glossário e consolidar a estruturação de um vocabulário controlado de qualidade que apresente o escopo conceitual da saúde pública brasileira.
A colaboração dos profissionais do setor Saúde, em especial da área federal, para sugerir, excluir e modificar termos ou conceitos deste Glossário, pode ser feita por meio do formulário que se encontra no site www.saude.gov.br/bvs/terminologia ou ao final desta publicação.
A oportunidade é de sistematizar, rever e introduzir novos conceitos, de desenvolver de forma dinâmica e estruturada, o VCMS e o Glossário e de ampliar a disseminação desse projeto junto aos gestores, conselheiros, especialistas, pesquisadores, profissionais e usuários do setor Saúde.