Eventos Gerenciais e Assistenciais Como Interferências na Carga de Trabalho

15 de maio de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa eventos no processo de trabalho gerencial e assistencial da enfermagem, como interferências na carga de trabalho de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.


O processo de trabalho é definido como a transformação de um objeto em um produto a partir da ação humana e com o uso de instrumentos para esta modificação. No caso da enfermagem, este produto caracteriza-se pelo cuidado e a forma como este é realizado.

Competências Necessárias para Atuar Como Preceptor: Percepção de Enfermeiros Hospitalares

Foto: Divulgação.

Na enfermagem processo de trabalho é classificado em cinco processos, sendo o “Assistir”, o “Administrar”, o “Ensinar”, o “Pesquisar” e o “Participar Politicamente”. Os cinco processos podem ou não serem executados de forma concomitante pelo enfermeiro e podem alternar-se com foco em um destes ao longo da trajetória dos profissionais. Independente da função, cargo ou contrato do profissional enfermeiro, estes processos de trabalho se complementam nas atividades diárias destes profissionais e são inerentes a qualquer atividade que o enfermeiro venha a assumir.

A intersecção dos papéis nas dimensões gerenciar e assistir serão discutidos adiante pelo estudo em questão que contém variáveis relativas à carga de trabalho de enfermagem e as variações desta ao longo do tempo, com foco na última década. A carga de trabalho da enfermagem possibilita identificar as reais necessidades apresentadas pelos pacientes e auxilia no dimensionamento adequado dos recursos humanos, pois identifica as atividades que mais influenciam e as que mais necessitam da equipe de enfermagem. Embora não tenha sido desenvolvido para o dimensionamento de pessoal, pode-se constituir uma preciosa ferramenta para trazer elementos a esta proposição.

Nos últimos anos tem-se enfatizado os estudos acerca da carga de trabalho na Unidade de Terapia Intensiva no intuito de gerenciar os fatores relacionados à segurança do paciente e o uso racional dos recursos.

O Nursing Activities Score (NAS) é o instrumento validado mais completo para mensurar a carga de trabalho da enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois contabiliza o tempo dispensado na assistência direta e indireta de enfermagem, considerando atividades administrativas e de suporte aos familiares e pacientes. O conhecimento dos fatores associados à elevada carga de trabalho na UTI é fundamental para o enfermeiro gerenciar o cuidado, os recursos humanos e para que se possa viabilizar a continuidade do cuidado com segurança e qualidade. Até o momento os estudos sobre o NAS tiveram como foco a sua estrutura. Recomenda-se que os próximos estudos se direcionem para a avaliação dos processos, como uma nova etapa de exploração.

Em um Serviço de Terapia Intensiva (SETI), do interior de São Paulo, desde 2007 a carga de trabalho da enfermagem é identificada diariamente por meio do aplicativo informatizado que contém o NAS. Sua aplicação auxilia a equipe de enfermeiros a tomarem decisões relativas ao processo de cuidar, pois determina com critérios científicos a divisão de trabalho da equipe de enfermagem. O aplicativo é denominado “Escore de Atividades de Enfermagem em UTI” e foi registrado pelo Ministério do Desenvolvimento através do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Infere-se que, ao longo dos anos, as ações de cuidado de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva sofreram importante mudança ao longo da última década e que os resultados das análises da carga de trabalho por meio do aplicativo podem demonstrar as mudanças no perfil de assistência nestas unidades. O objetivo deste estudo foi analisar eventos programados ou não programados no processo de trabalho gerencial e assistencial, como interferências na carga de trabalho de enfermagem em UTI.

Compartilhar