Estratégias de Defesa Utilizadas Por Trabalhadores de Enfermagem Atuantes Em Pronto-Socorro

19 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece as estratégias defensivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em Pronto-Socorro.


O trabalho em ambiente hospitalar é rico. Estimulante e heterogêneo. Mas engloba, simultaneamente, atividades que envolvem sofrimento e dor. Nos serviços de urgência e emergência. O ambiente é instável e agitado. As atividades são intensas e há uma demanda de pacientes em condições graves. Nesse contexto. O trabalhador lida com múltiplas situações. Entre elas: número reduzido de funcionários. Ambiente físico inadequado. Falta de equipamentos e relacionamento conturbado com familiares.

Estratégias de Defesa Utilizadas Por Trabalhadores de Enfermagem Atuantes Em Pronto-socorro.

Essas experiências no cotidiano laboral podem interferir na vida social e emocional do trabalhador, pois trazem consigo sentimentos de “sobrecarga” e sofrimento. Nesse cenário, os trabalhadores de enfermagem têm um contato com o paciente e seus familiares, lidam com a morte e processo de luto da família e com o sofrimento dos pacientes.

Trabalho no Pronto-Socorro

O sofrimento desses profissionais diante da dor do outro é tão significativo que, se não forem encontradas formas de enfrentá-lo, o profissional poderá não ser capaz de desenvolver suas atividades rotineiras e pode vir a adoecer. Assim, o profissional não gera uma descompensação psicopatológica (entendida como uma ruptura do equilíbrio psíquico, que se manifesta pela eclosão de uma doença mental), quando o sujeito emprega defesas contra esse sofrimento, que lhe permitem controlá-lo.

As estratégias de defesa são meios utilizados, pelo trabalhador, para proteger-se do sofrimento; podem surgir frente a situações rotineiras e são vistas como uma maneira de não deixar que a assistência ao indivíduo influencie a vida do profissional fora da unidade hospitalar.

O presente estudo fundamentou-se na seguinte questão de pesquisa: quais estratégias defensivas são utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em pronto-socorro, diante do sofrimento presente nas diversas situações do cotidiano de trabalho? Objetivou-se conhecer as estratégias defensivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em pronto-socorro.

Compartilhar