Identifica estratégias de Coping utilizadas por pais e de neonatos em terapia intensiva.
As situações avaliadas como estresso-as por pais de recém-nascidos (RNs) internados em unidades de terapia intensiva (UTI), vão desde alterações orgânicas a problemas emocionais, associadas à dificuldade em entender o que ocorre durante a internação em um ambiente desconhecido, a tolerância às situações adversas, crenças, estilo cognitivo as habilidades individuais para resolução de problemas.
Leia Mais:
Nesse sentido a condição estressante perdura por tempo indefinido, podendo comprometer a saúde dos pais, com prejuízo no desempenho das atividades do cotidiano.
Assim, diante de uma situação estressora, os indivíduos realizam uma avaliação, definem estratégias de enfrentamento e buscam responder ao estressor, com intuito de amenizá- lo ou modificá-lo.
Desse modo a estratégias de Coping é um processo dinâmico e modulável, definido como mudança cognitiva e comportamental para manejar as demandas avaliadas como excedentes aos recursos do indivíduo em diferentes ambientes, associado a um estímulo que o organismo busca adaptar-se.