Estratégias de Defesa Utilizadas Por Trabalhadores de Enfermagem Atuantes Em Pronto-Socorro

19 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece as estratégias defensivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em Pronto-Socorro.


O trabalho em ambiente hospitalar é rico. Estimulante e heterogêneo. Mas engloba, simultaneamente, atividades que envolvem sofrimento e dor. Nos serviços de urgência e emergência. O ambiente é instável e agitado. As atividades são intensas e há uma demanda de pacientes em condições graves. Nesse contexto. O trabalhador lida com múltiplas situações. Entre elas: número reduzido de funcionários. Ambiente físico inadequado. Falta de equipamentos e relacionamento conturbado com familiares.

Estratégias de Defesa Utilizadas Por Trabalhadores de Enfermagem Atuantes Em Pronto-socorro.

Essas experiências no cotidiano laboral podem interferir na vida social e emocional do trabalhador, pois trazem consigo sentimentos de “sobrecarga” e sofrimento. Nesse cenário, os trabalhadores de enfermagem têm um contato com o paciente e seus familiares, lidam com a morte e processo de luto da família e com o sofrimento dos pacientes.

Trabalho no Pronto-Socorro

O sofrimento desses profissionais diante da dor do outro é tão significativo que, se não forem encontradas formas de enfrentá-lo, o profissional poderá não ser capaz de desenvolver suas atividades rotineiras e pode vir a adoecer. Assim, o profissional não gera uma descompensação psicopatológica (entendida como uma ruptura do equilíbrio psíquico, que se manifesta pela eclosão de uma doença mental), quando o sujeito emprega defesas contra esse sofrimento, que lhe permitem controlá-lo.

As estratégias de defesa são meios utilizados, pelo trabalhador, para proteger-se do sofrimento; podem surgir frente a situações rotineiras e são vistas como uma maneira de não deixar que a assistência ao indivíduo influencie a vida do profissional fora da unidade hospitalar.

O presente estudo fundamentou-se na seguinte questão de pesquisa: quais estratégias defensivas são utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em pronto-socorro, diante do sofrimento presente nas diversas situações do cotidiano de trabalho? Objetivou-se conhecer as estratégias defensivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem atuantes em pronto-socorro.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/