Estágio Curricular Em Saúde Materno-Infantil: Reflexões de Acadêmicos de Enfermagem

7 de julho de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Relata a experiência de estágio curricular em Enfermagem, com ênfase na saúde materno-infantil, no âmbito da atenção primária à saúde.


O estágio curricular é um componente fundamental da formação em Enfermagem, que permite aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades e competências crítico-reflexivas específicas, bem como amplia a construção e consolidação do conhecimento, atrelando-se aos saberes e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estágio Curricular Em Saúde Materno-Infantil: Reflexões de Acadêmicos de Enfermagem

Estágio Curricular Em Saúde Materno-Infantil: Reflexões de Acadêmicos de Enfermagem. Foto: Divulgação

O estágio é essencial para que o estudante possa desenvolver suas potencialidades, de forma a fortalecer a construção de seu conhecimento através da autonomia, resolução de problemas, compreensão de procedimentos e habilidades para a prestação da assistência de acordo com as demanda e características dos serviços e da população de atuação, desenvolvendo a assistência de Enfermagem qualificada, autônoma e eficaz.

Vale pontuar que, no Brasil, nos últimos 30 anos, ocorreram diversas mudanças no contexto assistencial, modificações essas que se relacionam ao aprimoramento das políticas de saúde e a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora, coordenadora e promotora dos cuidados à saúde. Assim, faz-se importante refletir a respeito da efetivação dos serviços prestados, em especial no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Saúde materno-infantil

Nessa perspectiva, o estágio na APS, voltado à assistência à saúde da mulher e da criança, torna-se fundamental para o conhecimento das políticas e programas de saúde materno-infantil, bem como para compreensão das atribuições ao exercício profissional do enfermeiro, proporcionando o desenvolvimento de ações junto aos serviços de saúde e oportunizando o enfoque crítico-reflexivo à formação de futuros enfermeiros preparados para atuar em diferentes contextos.

Destarte, à vista da importância das experiências do estágio curricular, torna-se imprescindível descrevê-las e refleti-las, o que se configura como fundamental para fomentar discussões sobre a formação e exercício profissional em Enfermagem, de modo a repensá-la e ressignificá la para buscar estratégias de aprimoramento.

Assim, este estudo objetiva relatar a experiência do estágio curricular em Enfermagem, com ênfase na saúde materno-infantil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Compartilhar