Mostra acompanha a trajetória do ensino e profissionalização da Enfermagem de 1950 a 1960.
O ensino e a profissionalização da Enfermagem no Brasil são tema de exposição no Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN). Inaugurada em março, a mostra segue em cartaz até setembro, no Centro Histórico de Salvador (Rua João de Deus, 5).
A exposição Escolas de Enfermagem Brasileiras 1890-1950 reúne indumentárias e materiais, abordando o contexto político, ideológico, social e cultural que possibilitou a consolidação de uma nova profissão. A mostra acompanha trajetória, desde as primeiras instituições de ensino exclusivamente femininas, sob influência das concepções de Florence Nightingale, à expansão e descentralização para diversas regiões do Brasil.
“A mostra está tendo grande aceitação pelo público. Convidamos os profissionais, a população e os turistas a visitarem a exposição e acompanharem as transformações no ensino da Enfermagem”, diz a diretora do MuNEAN, Maria Júlia Lemos. A concepção, a pesquisa e o projeto expográfico são fruto do trabalho da equipe de mediadores, que acompanham os visitantes.
O MuNEAN integra um conjunto de instituições culturais do centro histórico da capital baiana, reúne e preserva a história da profissão e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O museu é voltado também à pesquisa de testemunhos materiais que promovam reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde.