Engajamento e Qualidade de Vida dos Graduandos de Enfermagem e Medicina

3 de outubro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Investiga a correlação entre o engajamento e qualidade de vida dos estudantes de graduação em Enfermagem e medicina de uma universidade privada.


Os estudantes do ensino superior, quando inseridos na universidade, muitas vezes se deparam com várias dificuldades, tais como, adaptação às novas rotinas, integração com outras pessoas do novo contexto universitário. Sobretudo, o controle de suas próprias finanças e muitas vezes distante de familiares, o que pode levar a sentimentos constantes de vulnerabilidade às alterações físicas e psicológicas. Em consequência, comprometer a sua qualidade de vida (QV), bem-estar, satisfação, seu engajamento na universidade e, consequentemente, prejudicar o seu desempenho nos estudos.

Qualidade de Vida do Estudante de Graduação Em Enfermagem
Engajamento acadêmico e QV referem-se ao bem-estar psicológico e compromisso com o estudo. O estado de bem-estar psicológico é composto pelos constructos vigor, dedicação e absorção, que são dimensões relacionadas ao engajamento com os estudos; assim como, a inteligência emocional e resiliência, que podem ser consideradas na avalição do desempenho e QV dos estudantes. Vigor é caracterizado pela vontade de se dedicar, persistência mesmo diante de dificuldades; Dedicação é manifestada pelo entusiasmo, inspiração, orgulho e desafios relacionados a atividade realizada e Absorção caracteriza-se por estar totalmente concentrado, a tarefa é realizada com alegria, prazer.
Saúde mental e QV de graduandos em medicina têm estado em destaque na literatura, com a justificativa de que podem comprometer o desempenho e suas atitudes no atendimento aos clientes. Evidências recentes destacam a importância do ambiente educacional como determinante para QV dos universitários. Um estudo realizado em 22 escolas médicas de todas as regiões do Brasil revelou que os estudantes de medicina do sexo feminino demonstraram pior percepção da QV que aqueles do sexo masculino e estarem menos satisfeitos com o ambiente de ensino, principalmente, nos últimos períodos do curso.

Qualidade de Vida

A QV está cada vez mais associada ao conceito de saúde; apresenta um conceito amplo, que inclui o estado físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente e espiritualidade. Compreende-se que o ingresso do estudante na universidade pode motivar sensações como angústia, insegurança, medo e ansiedade. Os graduandos em Enfermagem, quando entram em contato com pessoas doentes, vivenciam experiências novas com a realização de determinados procedimentos e cuidados. Estas muitas vezes causam grande impacto em suas vidas e podem estar associadas ao abandono do curso de graduação, ao desempenho acadêmico pouco satisfatório e a problemas de saúde.
Para a compreensão dos fatores que influenciam positivamente a vida das pessoas no seu cotidiano; os estudos sobre QV tornam-se muito importantes, tanto no meio acadêmico como nas organizações. As relações profissionais e pessoais, condições de trabalho, ambiente insalubre e carga horária excessiva, mesmo em calendários escolares são exemplos de situações de desgaste físico e emocional, que podem comprometer a QV e o engajamento dos estudantes nos estudos.
Alguns estudos internacionais identificaram o desempenho do professor como o principal fator de influência externa na análise de engajamento e desempenho do estudante. Outras pesquisas apontam que fatores internos como a inteligência e características de personalidade dos estudantes podem afetar os estudos e o desempenho acadêmico, enquanto outros autores afirmam a associação entre satisfação com a vida e desempenho acadêmico.
Um estudo realizado na Espanha mostrou relações significativas entre engajamento, QV e desempenho acadêmico. Este estudo demonstrou que a QV depende da capacidade do estudante de perceber, facilitar, compreender, controlar as próprias emoções e as de outras pessoas e de superar problemas relacionados a sua vida, assim como o rendimento acadêmico depende do grau de engajamento acadêmico. Na literatura estes aspectos tem sido relatados como um importante fator de sucesso acadêmico entre universitários.
Desta forma, há necessidade de aprofundar os conhecimentos e compreender os comportamentos, emoções e desempenho dos estudantes com a expectativa de intervir precocemente no processo educativo, promover o aproveitamento do estudante e reduzir o insucesso acadêmico.
Acredita-se que o estudo da QV e Engajamento dos estudantes pode nortear a compreensão dos comportamentos e dos problemas educacionais persistentes, como altas taxas de evasão, tédio, alienação estudantil e ansiedade, além de outros transtornos vivenciados pelo estudante. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a correlação do engajamento com a QV de estudantes de graduação em enfermagem e de medicina de uma universidade privada, com a finalidade de se obter subsídios para motivar esse estudante para os estudos e estimular a revisão das estratégias de ensino visando melhorar sua satisfação, envolvimento e desempenho.
Compartilhar