Publicação é um desdobramento do estudo por iniciativa do Cofen, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Está aberta, até 15 de junho, a submissão de artigos para edição especial da revista científica Enfermagem em Foco, editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O número temático é voltado para a Atenção Primária à Saúde. “A publicação é um desdobramento do estudo realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). É necessário mapear, conhecer e qualificar as práticas na APS. Convidamos os enfermeiros a participar”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.
A edição temática Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil, com lançamento previsto para outubro, contemplará seis eixos: Coordenação do cuidado; Valorização profissional; Reconhecimento social; Condições de trabalho; Autonomia profissional; Resolutividade e regulamentação. Os artigos devem ser originais. Confira orientações para submissão.
As produções devem ser resultantes da pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde: Estudo Nacional de Métodos Mistos,” desenvolvida pelo NESP/UnB com apoio do Cofen, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abenfaco), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).
Estão abertas, ainda, as submissões para a revista científica Tempus Actas em Saúde Coletiva, publicada pelo NESP/UnB, que lançará três números temáticos: Tecnologias de cuidado (eixos – tecnologias de educação, informação e comunicação; vínculo e acolhimento), Pandemia da COVID-19 (eixos – reorganização da dinâmica de trabalho; cuidado de si e do outro e incertezas políticas) e Tradução do conhecimento das Práticas da Enfermagem na APS. Os autores dos artigos deverão ser pesquisadores diretamente envolvidos no desenvolvimento da pesquisa “Prática de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde: Estudo Nacional de Métodos Mistos”.
A universalização do acesso à Saúde exige uma atuação ativa e ampliada dos enfermeiros na atenção básica, na avaliação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Visando mapear as práticas e aumentar a eficiência e resolutividade da APS, o Cofen financiou o estudo, conduzido pelo NESP/UnB.