Constrói e valida uma ferramenta de apoio à prática educativa na formação ético-moral de graduandos em Enfermagem, embasado em marco referencial e contribuições de docentes e estudantes.
Os enfermeiros são profissionais que atuam constantemente com a diversidade moral que permeia a sociedade ao interagirem com a equipe multiprofissional, pacientes e acompanhantes, devendo ser preparados desde a graduação para lidar com essa realidade, o que constitui um desafio aos docentes.
Objetivo: Construir e validar uma ferramenta teórico-metodológica de apoio à prática educativa na formação ético-moral de graduandos em enfermagem, embasado em marco referencial e contribuições de docentes e estudantes. Método: Pesquisa qualitativa exploratória de inovação tecnológica, desenvolvida entre maio de 2016 e dezembro de 2020, composta por três etapas. Na primeira etapa, iniciou-se a elaboração do marco conceitual com eleição da leitura relevante, discussão dos aportes e conceitos pelos pesquisadores, seguida da apropriação e articulação desses conceitos. Na segunda etapa, a ferramenta foi concebida em três momentos: uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus, PubMed e Web of Science sobre a Neuroeducação e a possibilidade de intercomunicação com a Bioética Narrativa; coleta de dados com o público-alvo (docentes e estudantes de enfermagem), em dois momentos distintos, mediante a aplicação da técnica denominada World Cafe; tradução do conhecimento com base nos momentos citados, possibilitando a reapropriação do marco conceitual e seu refinamento. Na terceira etapa elaborou-se a ferramenta almejada, mediante construção de exemplos e temas educativos, proposição de estratégias e recursos neuroeducacionais e narrativistas. A ferramenta foi submetida à validação de face e de conteúdo por apreciação de juízes.
Resultados: Organizaram-se os resultados em quatro manuscritos, posteriormente transpostos para a ferramenta online EducETIC. O primeiro manuscrito demonstra que a neuroeducação e a neuroética têm potencial para beneficiar a sociedade também em futuros desdobramentos teóricos e tecnológicos sobre saúde e educação. O segundo manuscrito apresenta o marco conceitual para a educação ético-moral de estudantes de enfermagem, articulando propostas da Neuroeducação, Bioética Narrativa e padrões de conhecimento de Bárbara Carper, considerando a aprendizagem individualizada. O terceiro apresenta a percepção de docentes e estudantes quanto às possibilidades para aprimorar a educação ética e moral na graduação em enfermagem. O quarto descreve as etapas quantitativas e qualitativas do processo de construção e validação da ferramenta EducETIC, com base no marco conceitual eleito, na realização de dois World Cafe e na apreciação por juízes.
Considerações finais: Evidenciou-se que a ferramenta EducETIC apresenta conteúdo válido e de qualidade, capaz de auxiliar os docentes de enfermagem no processo de educação ético-moral com seus estudantes. Acredita-se que este estudo revela a importância da educação ético-moral na graduação para formar profissionais éticos e moralmente competentes, fornecendo possibilidades de aprimoramento de práticas educacionais mais dialógicas e eficientes. A ferramenta EducETIC será disponibilizada gratuitamente no formato E-book, permitindo o acesso amplo dos docentes a um material com embasamento científico capaz de auxiliá-los na abordagem ético-moral.