Para Uma Educação Antirracista

13 de julho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conteúdo foi produzido por 22 professores da EMEI Jardim Ideal e contou com contribuições de colaboradores atuantes na luta antirracista.


A equipe de educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Ideal, localizada no extremo sul da capital, construiu um material com dicas “Para uma educação antirracista”, com objetivo de colaborar com as reflexões e ações para o período em que a sociedade vive no momento.

Para Uma Educação Antirracista

Para Uma Educação Antirracista: para educação das nossas crianças.

O material foi produzido por 22 educadores e educadoras da unidade e contou com contribuições de 7 pessoas atuantes na luta antirracista, dentre eles, Músico, Sociólogo, Professores e escritores com lugar de fala para fazer as considerações sobre o material.

O conteúdo apresenta 16 dicas para que as crianças, estudantes, educadores e famílias possam valorizar a diversidade e romper com preconceitos e estereótipos, possibilitando o convívio em um ambiente adequado para que as crianças possam construir suas identidades de forma positiva.

Educação Antirracista

A iniciativa da escola ganhou grande repercussão nas redes sociais gerando comentários positivos e compartilhamentos do material. A ação é um compromisso diário da escola por meio de escolhas e práticas pedagógicas com estudantes e educadores.

O trabalho está fundamentado no material pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O Currículo da Cidade. Tendo como princípios norteadores. A educação integral e inclusiva para a promoção da justiça social.

A Coordenadora Pedagógica da unidade. Janaína Martins. Comentou sobre o processo de elaboração do material. “Escrevemos a primeira edição e enviamos para pessoas atuantes na luta antirracista e com lugar de fala para fazer as considerações, esse processo foi mais rico, pois cada pessoa foi provocando reflexões e fomos revendo alguns conceitos, ampliando o olhar e dando a certeza que ainda temos muito a aprender”, observa Janaína.

Compartilhar