/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Desinformação Sobre Saúde: Vamos Enfrentar Esse Problema?
4 de abril de 2024 por filipesoares Imprimir
A desinformação sobre a saúde é um fenômeno crescente no mundo e afeta o direito à saúde de toda a sociedade.
A desinformação sobre a saúde é um fenômeno crescente no mundo e afeta o direito à saúde de toda a sociedade. Resulta na disseminação de informações falsas com a intenção de causar dano ou desacreditar políticas de saúde de governos ou de autoridades sanitárias como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, os cidadãos são prejudicados no seu direito de receber informações corretas para tomar decisões sobre a sua saúde.
Como ela afeta a nossa saúde?
A
desinformação sobre saúde tem um potencial de impactar diretamente nosso bem-estar físico, mental e coletivo. Ela pode influenciar a opinião de uma pessoa e afetar as suas escolhas na busca equilibrada pela saúde. Conforme as informações enganosas se propagam, elas afetam a sociedade ao estimular a falta de confiança na ciência e em políticas de saúde. A desinformação também pode causar confusão e pânico na população, dificultando respostas a crises sanitárias.
As pesquisas revelaram que as pessoas confiam muito nos profissionais de saúde, especialmente quando apresentam evidências. Para os brasileiros, cientistas, fontes oficiais e profissionais de saúde são quase tão confiáveis quanto amigos e familiares.
E sabe quem mais? Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel crucial no combate à desinformação, pois são vistos como pessoas próximas à comunidade que podem fornecer informações confiáveis e cuidados.
No entanto, estudos mostram que simplesmente refutar não é eficaz e pode fazer com que as pessoas fiquem relutantes em aceitar a informação correta. Isso é chamado de “efeito de tiro pela culatra”.