Caracteriza o trabalho e as ações desenvolvidas pelas equipes do consultório na rua de Maceió-AL.
O Consultório na Rua (CnaR) é um dispositivo de produção de saúde, que vai além da forma tradicional de consultório que atende com estrutura física fechada. Sua dinâmica de trabalho se dá por meio da busca ativa a pessoas em situação de rua em diversos locais da cidade, valorizando o acolhimento e criação de vínculos, de forma a suprir as necessidades trazidas desses indivíduos, sem julgamentos ou padrões sociais, garantindo-lhes o direito à saúde preconizada em constituição.
Essa estratégia pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS). Instituída no âmbito da Atenção Básica através da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). E é responsável pela assistência integral em saúde da população em situação de rua ou pessoas com características semelhantes na comunidade ou território. Suas atividades e ações são realizadas na rua e articuladas com os demais serviços de saúde, como Unidade Básica de Saúde (UBS), serviços hospitalares, de Urgência e Emergência, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Acolhimento, Centros de Saúde, entre outros, através de uma equipe qualificada e preparada para as demandas dessa população.
As Equipes do Consultório na Rua (eCR) são de composição multiprofissional para suprir as demandas e necessidades das pessoas que vivem em situação de rua, através de suas atividades desempenhadas de forma itinerante e utilizando, sempre que necessário, as instalações da UBS do território que a equipe estiver atuando, articulando a assistência com toda a Rede de Atenção à Saúde.
As equipes podem conter profissionais de Enfermagem. Psicologia. Terapia ocupacional. Serviço social. Educação física. Odontologia. Medicina, além dos profissionais de nível técnico e médio, a depender da modalidade. Existem três modalidades de equipes: Modalidade I, composta por 4 profissionais, dois de nível superior e dois de nível médio; Modalidade II, composta com 6 profissionais, três de nível superior e três de nível médio; e a Modalidade III, composta por 7 profissionais, quatro de nível superior sendo um médio e três do nível médio. Essas equipes multiprofissionais e multidisciplinares são importantes para que se possa assegurar uma assistência integral e completa.
Desta forma, o presente estudo tem como objetivo caracterizar o trabalho e ações desenvolvidas pelas equipes do Consultório na Rua.