Construção e Validação de Vídeo Sobre Segurança na Administração de Medicamentos no Serviço de Emergência

23 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Desenvolve e valida um vídeo sobre segurança na administração de medicamentos no serviço de emergência.


Objetivou-se desenvolver e validar um vídeo sobre segurança na administração de medicamentos no serviço de emergência.

Construção e Validação de Vídeo Sobre Segurança na Administração de Medicamentos no Serviço de Emergência

Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizado em uma Unidade de Pronto atendimento (UPA) da prefeitura de Fortaleza-CE e no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Universidade de Fortaleza.

A coleta de dados foi iniciada no período de março de 2020 e a validação da tecnologia foi realizada em janeiro de 2021. A pesquisa foi realizada em três fases: 1) Identificação dos saberes e práticas relacionados a segurança na administração de medicamentos e utilização de tecnologias, após anuência da Instituição; 2) fase de concepção do vídeo; 3) fase de validação de conteúdo e aparência do vídeo por especialistas. O conteúdo abordado no vídeo enfatizou os cuidados de Enfermagem dos nove certos para administração de medicamentos: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa. A validação de conteúdo e aparência foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice de Validade de Aparência (IVA).

Para a análise qualitativa do mesmo instrumento, os comentários e sugestões em cada bloco serão agrupados para descrição dos itens e posterior aperfeiçoamento da tecnologia. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza. Sobre a identificação dos saberes e práticas relacionados a segurança na administração de medicamentos e utilização de tecnologias, dos 49 profissionais de Enfermagem, dos quais 22 eram enfermeiros e 27 técnicos de Enfermagem, pode-se observar que 39 (79,5%) participantes eram do sexo feminino. Do total, 45 (91,83%) referiram fazer uso de vídeos educacionais, como forma de aprendizado/atualização.

Sobre o conteúdo e aparência do vídeo, a versão final do vídeo possuiu duração de 5 minutos e 54 segundos e foi composta pela abertura, objetivos, conceito sobre a administração de medicamento, os tipos de erros susceptíveis na administração, os locais mais frequentes dos erros, os dados epidemiológicos, as definições dos nove certos, a importância da utilização desses e, por fim, o fechamento do vídeo. Foi utilizada uma figura virtual de uma enfermeira.

Os especialistas sugeriram alterações tais como: redução da parte introdutória do vídeo; sincronização da fala da enfermeira com as ilustrações; utilização de cores mais claras e chamativa e priorização da linguagem visual e do aumento do quantitativo de ilustrações utilizadas no vídeo.

Todas as referências utilizadas para a construção do vídeo foram colocadas no final do vídeo. O vídeo educativo é ferramenta que tem como propósito reforçar a importância do uso dos nove certos na administração de medicamento, melhorando a assistência prestada pelos profissionais de Enfermagem, para assim evitar os erros na administração dos medicamentos e proporcionar um atendimento de qualidade.

Compartilhar