Conhecimento das Mulheres e dos Homens Referente ao Climatério e Menopausa

22 de julho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece o que as mulheres e os homens com vínculo trabalhista ou estudantil da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, sabem sobre o climatério e menopausa.


A população feminina representa 51,6% da população brasileira, tal fato reforça a necessidade de políticas públicas que contemplem as especificidades inerentes à saúde feminina e que tenham como foco a integralidade da assistência. Dessa forma, a Política Nacional de Assistência Integral à Mulher (PNAIM) foi instituída pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o foco da assistência à saúde da mulher que, até então, era limitada às demandas relativas à gravidez e ao parto e, assim, ratificar uma visão restrita da mulher.

Conhecimento das Mulheres e dos Homens Referente ao Climatério e Menopausa

Conhecimento das Mulheres e dos Homens Referente ao Climatério e Menopausa.

Considerando-se a ampliação da assistência à saúde da mulher e as diversas especificidades dessa população, sobretudo, o impacto que o aumento da expectativa de vida tem sobre a sua saúde, o climatério e a menopausa despontam como fases importantes e que necessitam de maiores cuidados, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida durante e após essas fases.

Climatério e Menopausa

O climatério corresponde à transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da mulher, a faixa etária de acontecimento compreende mulheres de 35 a 65 anos. Já a menopausa é reconhecida após 12 meses consecutivos de amenorreia, assim é considerada um evento dentro do climatério. Este, passa, então, a ser delimitado por duas fases assim definidas: pré-menopausa ou perimenopausa e a pós-menopausa.

Na fase de pré-menopausa sintomas comuns são: a irregularidade dos ciclos menstruais, menorragia ou hipermenorreia. Os fogachos e alterações de humor também podem iniciar. Na fase pós-menopausa algumas mudanças podem ser notadas como o ressecamento vaginal, dispareunia, urgência urinária, disúria, perda da libido, dentre outras. É de grande relevância citar também os aspectos psicológicos dessas mulheres, pois, o fato de estar no climatério, especialmente na pós-menopausa, pode representar um período de perda da feminilidade, produtividade e de grande desconforto. Esses sintomas variam de mulher para mulher e serão vivenciados de acordo com a história de vida de cada uma, levando em conta as condições sociais, econômicas, fatores hereditários e culturais.

Assim sendo, este estudo tem como objetivo conhecer o que as mulheres e os homens com vínculo trabalhista ou estudantil da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), sabem sobre o climatério e menopausa.

Compartilhar