Identifica e analisa as competências para preceptoria de Enfermagem no ensino superior.
A preceptoria de enfermagem é uma atividade de ensino que vem se fortalecendo, ainda que de modo discreto, na literatura no Brasil.
Competências para preceptoria emergem como tema recorrente quando se discute estágio de graduação e programas de residência na área da saúde. Estudos sobre competências para preceptoria de enfermagem são escassos e de competências para preceptoria de enfermagem em instituição de ensino superior não foram encontrados.
Neste cenário, os objetivos deste estudo foram identificar e analisar as competências para preceptoria de enfermagem no ensino superior e construir um referencial a partir da literatura, do projeto pedagógico de um curso de graduação em enfermagem, do seu manual de estágio, do seu projeto de preceptoria, da opinião dos preceptores que nele atuam e da experiência da pesquisadora em preceptoria.
Trata-se de um estudo metodológico de abordagem qualiquantitativa, descritiva e exploratória com análise de conteúdo por categorização temática e com o uso da Técnica Delphi. A população de estudo entrevistada foi de 9 preceptores do curso de graduação de enfermagem da Universidade Privada Escola de Ciências da Saúde, na cidade de São Paulo.
Como resultado, a pesquisadora construiu um referencial de competências para preceptoria de enfermagem no ensino superior, com 115 competências relacionadas em 11 áreas de domínios, a saber: educacional, trabalho em equipe, comunicação, gerência, resolução de problemas, promoção da saúde, atenção à saúde, valores profissionais, orientada à comunidade, em ciências da saúde pública e privada e desenvolvimento profissional.
A Técnica Delphi foi usada para obter a opinião dos preceptores no instrumento/questionário (referencial) ao qual foi adicionada a escala de Likert com scores de 1 a 5. Foram calculadas a média, a mediana e o percentual de consenso que resultou nos percentuais 88,9% e 100%; sendo que das 115 competências, 103 resultaram no percentual de consenso de 100%, demonstrando alto nível de concordância entre os preceptores. Na questão aberta do referencial, os preceptores reafirmaram a importância de algumas competências para o desenvolvimento da preceptoria de enfermagem no ensino superior.
Ficou evidente nessa pesquisa a necessidade de o preceptor de enfermagem possuir competência pedagógica para ensinar neste nível de ensino