Com Projeto ‘Enfermagem Sustentável’, Coren-PA Quer Colocar a Profissão no Centro da COP 30

4 de julho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Iniciativa prevê a formação de especialistas e o desenvolvimento de lideranças capazes de representar a Enfermagem nas discussões de alto nível sobre saúde e mudanças climáticas.


Por ocasião da inauguração de sua nova sede, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA)  apresentou o movimento “Enfermagem Sustentável”. A iniciativa prevê a formação de especialistas e o desenvolvimento de lideranças capazes de representar a Enfermagem nas discussões de alto nível marcadas para acontecer na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém-PA.

Ao tomar conhecimento da iniciativa, o presidente do Cofen Manoel Neri destacou que o projeto tem potencial de ser relevante para a Enfermagem no cuidado à saúde e à natureza, especialmente na Amazônia, onde os desafios são únicos. “A COP-30 nos dará a oportunidade de apresentar ao mundo as soluções inovadoras e o impacto positivo que nossos profissionais podem oferecer. É o momento para fortalecer a presença e a voz da Enfermagem brasileira em questões globais de saúde”, disse.

Para o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, o movimento fortalecerá e valorizará a Enfermagem paraense, especialmente no contexto amazônico. “A realização do projeto no ano que antecede a COP-30 é uma oportunidade ímpar para destacar a importância da nossa Enfermagem no cenário global de saúde e sustentabilidade, reforçando o compromisso com a qualidade da assistência e a liderança dos profissionais”, completou.

A apresentação foi conduzida pelo Coren-PA com o suporte do assessor da presidência do Cofen, Neyson Freire, que destacou a possibilidade de criar incentivos para que os enfermeiros assumam papeis centrais nos desafios da saúde do século XXI, utilizando todo o potencial de sua competência e liderança para resolver problemas complexos. “A partir da COP 30, pretendemos que os enfermeiros tenham um papel ainda mais destacado na promoção da saúde pública. O movimento está alinhado com agendas internacionais de saúde e desenvolvimento sustentável, como a Agenda 2030, a Agenda de Saúde Sustentável para as Américas (2018-2030), a Estratégia Global de Recursos Humanos para a Saúde (2030) e a Campanha do ICN/2024”, pontuou.

As metas incluem o fortalecimento da formação de qualidade e o desenvolvimento de líderes na Enfermagem. Por meio do programa, poderão ser oferecidos cursos de atualização para profissionais de nível médio, priorizando a formação presencial e investindo na liderança. Também serão mapeadas as demandas de acordo com especialidades locais, fomentando o diálogo com diferentes instâncias políticas. A campanha estimulará a participação dos enfermeiros em posições estratégicas de tomada de decisão no sistema de saúde.

Outro ponto importante é a disseminação de práticas inovadoras baseadas em evidências. A campanha incentivará pesquisas científicas que sustentem o exercício profissional, produzindo e validando protocolos de enfermagem apoiados em evidências. Produtos e práticas inovadoras resultantes de pesquisas serão disseminados para multiplicação em serviços de saúde.

COP 30 – A conferência é um encontro anual onde os países signatários do acordo se reúnem para discutir e negociar ações globais para lidar com as mudanças climáticas. Na COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém, Pará, são esperadas discussões sobre políticas, metas e medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Compartilhar