Reconhece, coopera e dá visibilidade às ações de Educação Permanente em Saúde que ocorrem no nível federal do SUS.
Como se dão as experiências em Educação Permanente em Saúde (EPS) dos trabalhadores do Ministério da Saúde (MS)? Como elas têm contribuído com o cotidiano da gestão e promovido melhorias nos processos de trabalho? Para responder a essas perguntas, a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGESP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP/ CGESP/SAA/SE). Realizou em Brasília/DF, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2014. A I Mostra Nacional de Educação Permanente – Reconhecendo as Práticas dos Trabalhadores do Ministério da Saúde, dando origem a esta Coletânea de Narrativas.
O encontro foi composto por rodas e, em cada uma, eram apresentadas de quatro a cinco vivências. Com posterior debate coletivo mediado por uma dupla de facilitadores. Essas experiências foram apresentadas em formato livre, incluindo relatos orais, fotos, vídeos, pôsteres e artes (teatro, música, poesia). Esses momentos de troca foram precedidos por uma grande roda de conversa entre o professor Emerson Merhy e os trabalhadores do MS.
Após a realização do evento, foi solicitado aos participantes que nos enviassem um texto, com apenas uma lauda, sobre as experiências apresentadas e suas percepções no compartilhamento delas nesse encontro. Produto dessa devolutiva, a coletânea é composta por narrativas reflexivas de boa parte das vivências trazidas para a I Mostra pelos trabalhadores da gestão federal do SUS, bem como dos facilitadores das rodas e de alguns convidados. Elas registram emoções e afetações mútuas de cada um dos que dela participaram. As narrativas são livres e são construções pessoais. Fruto da vivência e percepção de mundo de seus autores que, com protagonismo, lançam novos olhares sobre as formas de se fazer o trabalho em saúde.