Programa estabelece a realização do Seminário Nacional de Ética Profissional (SENEP) dos Conselhos de Enfermagem.
O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a criação do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Ética no Exercício Profissional da Enfermagem (Pró-Ética), que busca promover a estruturação e ampliação das atividades relacionadas ao campo ético-disciplinar, em consonância com os preceitos legais e técnico-científicos, favorecendo a atuação integral e segura da Enfermagem.
Por meio do Pró-Ética, os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) podem ter acesso a recursos para utilizar em projetos relacionados a três eixos específicos: recursos humanos, bens móveis permanentes para os setores/área de ética e fomento ao aperfeiçoamento ético-profissional.
“Contratação de profissionais, aquisição de equipamentos tecnológicos, veículos e a realização de capacitações são alguns exemplos do que pode ser feito por meio do programa. Os Conselhos Regionais poderão criar um programa permanente de aperfeiçoamento ético-profissional, apoiando às instituições de saúde na implementação da Comissão de Ética de Enfermagem”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri.
De acordo com as diretrizes do Pró-Ética, também fica estabelecida a criação do Seminário Nacional de Ética Profissional (SENEP), que visa aprimorar permanentemente a atualização técnico-científica nos aspectos éticos, processuais e administrativos.