A avaliação acontece através de visitas para identificar possíveis instituições parceiras na promoção de programa de especialização gratuito e em larga escala.
A comissão do “PÓS TEC Enfermagem”, iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que busca ofertar cursos de especialização gratuitos para técnicos de Enfermagem com carga horária de 300 horas, iniciou a fase de visitas técnicas às universidades e escolas de saúde vinculadas. O objetivo é conhecer as estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar possíveis instituições parceiras do Cofen com capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional.
A primeira visita aconteceu à Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS/UFPB), marcando o início de um extenso cronograma de mapeamento da realidade do ensino técnico oferecido em todo o País. A comissão ainda visitará instituições em estados como Rio Grande do Norte, Amazonas, São Paulo e Distrito Federal.
“As visitas técnicas são necessárias para que possamos emitir relatórios sobre as condições das instituições avaliadas. Ao final, produziremos uma proposta que será apresentada ao plenário do Cofen com indicativos de quais instituições estão capacitadas a oportunizarem as especializações”, destaca Neyson Freire, membro da comissão.
“Estamos buscando realizar um projeto pioneiro e de grande impacto social, com abrangência nacional e sem custos. Nosso objetivo é democratizar o acesso à especialização para os profissionais que se encontram nos mais variados locais do Brasil”, afirma Betânia Santos, presidente do Cofen.
O programa visa atender uma demanda sinalizada pelos profissionais de nível médio durante a pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz, 2015), na qual manifestaram interesse em participar de atividades de aprimoramento profissional. As especialidades ofertadas pelo “PÓS TEC Enfermagem” estarão de acordo com as reconhecidas pela Resolução Cofen 609/2019 nas áreas de saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e saúde do idoso.
Para Valéria Lunardi, que também integra a comissão, o “PÓS TEC” surge como uma oportunidade de conferir aos técnicos de Enfermagem maior qualificação para atuar em diferentes contextos. “Nesta pandemia, muitos profissionais foram imersos em setores críticos, aos quais não estavam habituados. Essa especialização irá aperfeiçoar a mão de obra, reduzindo as chances de ocorrência de situações adversas”, salienta.
Base Legal – A oferta de cursos para promoção de estudos e aperfeiçoamento profissional está assegurada no artigo 8º, inciso X, da lei nº 5.905/73, que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Desde sua origem, o Cofen tem realizado uma série de programas de qualificação em larga escala, entre eles o Programa Proficiência e o Mestrado Profissional em Enfermagem Cofen-Capes, o maior projeto de apoio profissional ao mestrado brasileiro, que atualmente está com edital de seleção aberto.