Avalia a qualidade da dimensão estrutura das Unidades Básicas de Saúde a partir do referencial de Donabedian.
É inegável o expressivo aumento de cobertura pela Estratégia Saúde da Família (ESF), o qual está diretamente implicado na melhoria dos indicadores de saúde da população. Porém, ainda há muitos problemas que precisam ser manejados para que a Atenção Primária à Saúde (APS) possa desempenhar seu papel de organizadora do sistema e coordenadora do cuidado, particularmente referidos à equidade do acesso, resolutividade e qualidade da atenção.
Assim, autores acrescentam a carência de infraestrutura adequada nas unidades da ESF como problemas que ainda persistem nos dias de hoje. Nesse contexto, Donabedian defende que uma boa estrutura deve significar a probabilidade de um bom desempenho nas áreas de processo e de resultados. Portanto, diante de tais desafios e tentativas constantes de estimular processos contínuos de melhoria de indicadores de acesso e qualidade na APS, entende-se que pesquisas avaliativas são necessárias para a construção de estratégias de intervenções mais adequadas que propiciem avanços no âmbito da produção de cuidados e gestão dos serviços de saúde.
No Ceará, mais precisamente na cidade de Sobral, a ESF é baseada na singularidade e inovações do seu modelo tecnoassistencial de saúde, além de apresentar uma variedade de experiências exitosas dentro do contexto da APS.
Ao longo de quase 30 anos foram investidos muitos recursos na estruturação e manutenção dos Centros de Saúde da Família (CSF) do município, sendo importante, portanto, avaliar a qualidade da dimensão estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos dias de hoje, baseando-se no princípio de que a avaliação da qualidade deve ser uma atividade contínua para subsidiar o redirecionamento das práticas profissionais.
Neste sentido este estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade da dimensão estrutura das Unidades Básicas de Saúde de Sobral, Ceará, a partir do referencial de Donabedian.
Considera-se relevante este estudo de modo que as UBS estudadas possam identificar situações passíveis de mudanças e que possibilitem o alcance de metas favoráveis às necessidades reais da população assistida em cada UBS.