Avaliação dos Atributos da Atenção Primária à Saúde às Pessoas Acometidas Pela Hanseníase

25 de janeiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Avalia os atributos da Atenção Primária à Saúde às pessoas acometidas pela hanseníase, segundo a perspectiva dos enfermeiros no município de Petrolina-PE.


Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, causada pelo Mycobacterium leprae, que se manifesta por sinais e sintomas dermatoneurológicos. Essa doença acomete, principalmente, as populações que vivem em condições socioeconômicas precárias. O Brasil é classificado como um país de alta carga para a doença, ocupando o segundo lugar na relação de países com maior número de casos no mundo, atrás somente da Índia.

Avaliação dos Atributos da Atenção Primária à Saúde às Pessoas Acometidas Pela Hanseníase

Avaliação dos Atributos da Atenção Primária à Saúde às Pessoas Acometidas Pela Hanseníase. Foto: Divulgação.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política de saúde é responsável por um conjunto de ações individual e coletiva que respondem às necessidades de intervenções em saúde, por meio de ações de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. As ações de controle da hanseníase no Brasil perpassam pela APS ao oferecer o acesso inicial ao sistema de saúde, responsável pelo diagnóstico, acompanhamento do tratamento e medidas de controle da doença.

Um dos maiores desafios da APS é o acesso aos serviços de saúde para a população, bem como o financiamento de um modelo de atenção orientada pelos atributos essenciais. O estabelecimento de uma linha de base e o monitoramento de indicadores tornam-se necessários a fim de verificar de qual modelo estamos partindo e de que modo às agendas e estratégias
supracitadas trarão mudanças, especialmente em se tratando do ponto de vista prático, ou seja, como isso se concretiza nas agendas políticas e se traduzem efetivamente em resultados em
saúde.

Avaliação do desempenho da oferta dos serviços de saúde às pessoas acometidas pela hanseníase

A avaliação do desempenho da oferta dos serviços de saúde às pessoas acometidas pela hanseníase é de suma importância para o planejamento e a gestão das ações e serviços de saúde na rede de atenção à saúde. Justifica-se a necessidade de avaliação das ações de controle da hanseníase (ACH) a partir do desempenho dos atributos da APS diante da importância no controle da doença hiperendêmica em Petrolina, com desafios de reduzir taxas de detecção.

O cuidado em APS sustenta-se na atenção de uma equipe multiprofissional, por meio da interdisciplinaridade do trabalho em equipe em um difícil esforço de diálogo entre núcleos de saberes profissionais. Neste contexto, o enfermeiro assume papel de protagonismo quando se trata de trabalho em equipe na APS.

O Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde, também conhecido como Primary Care Assessment Tool (PCATool) foi validado no Brasil, baseado no modelo de avaliação da qualidade de serviços de saúde pelos usuários, gestores e profissionais de saúde. Esse modelo permite mensurar os aspectos de estrutura, processo e resultados dos serviços de saúde, bem como o grau e a extensão dos atributos essenciais e derivados de APS.

Esta pesquisa, portanto, visa responder à seguinte pergunta: Qual é o grau e a extensão dos atributos da APS no cuidado às pessoas acometidas pela hanseníase na perspectiva dos enfermeiros do município de Petrolina-PE?

Compartilhar