Descreve a intervenção da enfermeira no acolhimento do Centro de Doença de Alzheimer.
O Centro de Doença de Alzheimer do IPUB é referência no atendimento de idosos com demência, no Rio de Janeiro. A enfermeira e a assistente social do setor criaram conjuntamente o serviço de acolhimento, para avaliação de novos usuários.
Objetivo geral: Descrever a intervenção da enfermeira no acolhimento do CDA. Objetivos específicos: Apontar demandas em atenção psicossocial e psicogeriátrica dos usuários; Produzir materiais que inspirem possibilidades de atenção psicossocial a idosos em outros serviços de saúde mental. Como produto de contribuição técnica foi elaborado o fluxograma do serviço de acolhimento do CDA.
A metodologia adotada foi o estudo de caso descritivo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o instrumento de anamnese do serviço e um condensado de observações do campo de prática como fonte de dados. Em seu bojo são apresentados o percurso histórico do desenvolvimento do serviço, os níveis de proficiência da enfermeira e suas funções sociais exercidas na prática. Os participantes (N=79) foi a de idosos com idade ≥ 60 anos, sendo os casos com idade inferior a esta inseridos quando apresentavam queixas cognitivas e comportamentais.
O estudo seguiu recomendações da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sobre Pesquisa com Seres Humanos. A análise dos dados compreendeu um estudo sociodemográfico, evidências de problemas psicogeriátricos e psicossociais dos usuários, tipo de vínculo dos acompanhantes, evidências que dificultam a implementação dos cuidados e as ações da enfermeira durante a consulta de acolhimento. As considerações finais discorrem sobre a importância da atuação do serviço junto a Política de Humanização.