Desenvolve uma Ferramenta de Apoio para Acolhimento e Acompanhamento do cuidado para mulheres vítimas de violência sexual atendidas.
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma Ferramenta de Apoio para Acolhimento e Acompanhamento (FAAA) do cuidado para mulheres vítimas de violência sexual atendidas no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (PAGO) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR).
Trata-se de uma pesquisa metodológica. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2020, inicialmente foi realizado uma revisão integrativa. Posteriormente, deu-se a elaboração da ferramenta propriamente dita, subdividida em etapas de ajuste textual, revisão, diagramação, ilustração e impressão. Para elaboração da ferramenta foi construído um diário de campo. A equipe de pesquisadoras, ilustradoras e revisora de texto, foi composta por mulheres, ressaltando o “lugar de fala”. As reuniões foram no formato onlines, sendo estes espaços de diálogos para toda a equipe envolvida.
Na revisão integrativa, a análise do conjunto de artigos revelou três categorias temáticas, sendo elas: a abordagem da temática na graduação em enfermagem, a atuação da enfermeira no enfrentamento à violência sexual contra a mulher e a abordagem acerca da educação permanente e da qualificação profissional da equipe de enfermagem. Em um contexto mais amplo, a assistência de Enfermagem tem papel crucial, sendo importante torná-la centro do processo de acolhimento e de escuta qualificada, a fim de garantir um ambiente harmonioso onde a mulher possa estabelecer confiança com a enfermeira. A arte do acolher é apontada como recurso para mudanças, para ressignificação dessa mulher frente à violência imposta.
A Ferramenta de Apoio para o Acolhimento e Acompanhamento (FAAA) do cuidado a mulheres vítimas de violência sexual aqui elaborada tornou-se algo pessoal, como um “diário” onde a mulher possa escrever seus sentimentos e, concomitantemente, ser um instrumento de acompanhamento multiprofissional.
O estudo concluiu que a FAAA foi construída com base nos Protocolos de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, nas diretrizes e políticas de enfrentamento da violência contra a mulher nos pontos norteadores propostos por estudo com enfermeiras (os) no enfrentamento da violência sexual contra a mulher com enfoque no psicossocial e não somente no biológico.