A Vivência do Técnico de Enfermagem no Aprendizado da Ética em Sua Formação

20 de janeiro de 2025 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece a vivência do técnico de Enfermagem no aprendizado da ética em sua formação.


A ética se constitui como dimensão transversal na prática profissional de enfermagem, sendo tema essencial na formação de toda a categoria, incluindo o profissional de nível técnico em enfermagem.

Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: Um Documento Inovador

Foto: Divulgação

A fim de compreender a vivência desta temática pelos atores que aprendem a ética, os objetivos desta pesquisa são: a) conhecer a vivência do técnico de enfermagem no aprendizado da ética em sua formação; b) construir um modelo teórico que represente esta vivência; e c) propor contribuições para fortalecer o ensino da ética no curso técnico de enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia Teoria Fundamentada nos Dados, tendo sido utilizadas as recomendações de Barney Glaser para coleta e análise de dados.

O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, CEP/SD, sob o parecer número 2.348.484. A coleta de dados ocorreu em duas escolas técnicas de enfermagem, uma pública e outra privada, na cidade de Curitiba/PR, de novembro de 2017 a setembro de 2018. Como auxílio para definição dos grupos amostrais, foi feita, primeiramente, uma análise documental dos projetos políticos de curso de ambas as escolas. Na sequência, o primeiro grupo amostral foi constituído por dez estudantes das instituições participantes, seguido do segundo grupo amostral, composto por seis docentes/enfermeiros que falaram sobre sua percepção sobre a vivência do estudante, indicados pelo primeiro grupo. O terceiro grupo amostral foi definido por quatro egressos dos cursos pesquisados. Utilizou-se o software Nvivo® para organização e tratamento dos dados. Tal desenvolvimento culminou na elucidação do modelo teórico e conceito central “Formando-se eticamente como técnico de enfermagem”, um processo definido pela família de código teórico 6Cs, amparado por 22 componentes e oito conceitos, que compreendem causa, contexto, consequência, condições intervenientes, contingência e covariância do fenômeno em estudo. O modelo teórico “A vivência do técnico de enfermagem no aprendizado da ética em sua formação” permitiu compreender a trajetória do estudante em sua formação ética como profissional técnico de enfermagem, ocorrendo as nuances desse processo segundo apreensões e reflexões do próprio aluno enquanto vivencia o curso e se relaciona de modo interpessoal.

Acredita-se que o modelo teórico do presente estudo tenha proposições para a realidade, no contexto de formação técnica em enfermagem, como: a) sugestões para as instituições formadoras quanto ao ensino da ética; b) estimulador de reflexões para a prática profissional dos professores em contato direto com o estudante, com potencialidade de autonomia, que auxiliem o julgamento e avaliação de seus alunos; e c) estimulador de reflexões para o conselho regional de enfermagem como forma de aproximação com a categoria durante a formação e em prática profissional em sentido educativo e instrutivo.

Compartilhar