Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático

15 de setembro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Contempla uma discussão inicial sobre as competências e habilidade dos auxiliares de Enfermagem, técnicas(os) de Enfermagem e enfermeiras.(os).


O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – COREN-BA – Gestão NovoTempo (2015-2017), apresenta aos profissionais de Enfermagem da Bahia a publicação “SAE – Sistematização da Assistência da Enfermagem: um guia para a prática”.

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático.

A Resolução COFEN 358/2009 define que a SAE tem por finalidade organizar o trabalho da Enfermagem, quanto ao método, pessoal e instrumentos, de modo que seja possível a operacionalização do Processo de Enfermagem.

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A escolha pelo uso da expressão Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE se deu ao considerar ser uma expressão bastante utilizada pelos profissionais da Enfermagem e que diz respeito eminentemente à cultura da Enfermagem brasileira. Em outros países não se utiliza tal locução, todavia para a Enfermagem brasileira, ela já se consolidou no cotidiano profissional.

O presente guia para a prática é resultado dos debates com profissionais de distintos serviços de saúde e das discussões e reflexões do Grupo de Trabalho sobre a Sistematização da Assistência em Enfermagem – GTSAE/COREN-BA que vêm atuando e provocando momentos de reflexões e discussões sobre a aplicação e o aprimoramento dessa ferramenta no cotidiano profissional.

Equipe de Enfermagem

É uma temática sempre atual e que representa a organização do trabalho da equipe de enfermagem e exige constante atualização, pautada num componente próprio de conhecimentos técnico-científicos, construída e reproduzida por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas. Sistematizar a Assistência em Enfermagem é promover uma organização das práticas de cuidar empreendidas por trabalhadores e trabalhadoras de enfermagem no contexto da equipe multidisciplinar de saúde. Práticas centradas na pessoa, família e coletividade, pautadas nos princípios da ética e das políticas de saúde, especialmente no que tange aos princípios filosóficos do SUS – Universalidade, Equidade e Integralidade.

O presente guia contempla uma discussão inicial sobre as competências e habilidade dos auxiliares de enfermagem, técnicas(os) de enfermagem e enfermeiras(os) com base na LDB; discute a SAE com base na Resolução COFEN 358/2009; O método científico e o pensamento crítico na enfermagem; bases teóricas que devem sustentar a visão, missão e os valores do serviço de enfermagem; apresentação e descrição detalhada das etapas do Processo de Enfermagem; os principais Sistemas de Classificação em Enfermagem, bem como apresenta uma abordagem sobre o dimensionamento de pessoal como ferramenta tecnológica que subsidia a implantação e implementação da SAE nos distintos serviços de saúde em prol da segurança do paciente.

A meta é suscitar a reflexão sobre os elementos que contribuem para a organização da assistência de enfermagem e facilitar o acesso a todo conteúdo indispensável às discussões sobre a SAE. Esperamos que possa servir de estímulo a todas(os) os trabalhadoras(res) de enfermagem, contribuindo sobremaneira para uma assistência de enfermagem segura e livre de danos.

Compartilhar